Topo

Flamengo leva a melhor sobre o Athletico-PR em recentes duelos de mata-mata; confira

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

29/10/2022 07h00

Flamengo e Athletico-PR decidem a Libertadores pela primeira vez na história. A decisão em jogo único está marcada para este sábado, às 17 horas (de Brasília), no estádio Monumental de Guayaquil, no Equador. Recentemente, as equipes tornaram-se frequente adversários e fazem o oitavo confronto de mata-mata nos últimos nove anos.

Por um lado, o time carioca busca a terceira conquista da competição em sua história. No outro, o Furacão deseja conquistar a América pela primeira vez.

Quem possui vantagem nos últimos duelos é o Flamengo. O Rubro-Negro levou a melhor sobre o clube paranaense em quatro oportunidades, enquanto o rival o superou em outras três e visa igualar a conta.

Neste mesmo ano, os times já protagonizaram um embate, pela Copa do Brasil. Esta foi a quarta temporada seguida na qual os adversários duelaram na fase eliminatória da competição nacional. Quem levou a melhor foi o Fla, que sagrou-se campeão do torneio ao derrotar o Corinthians na final.

O Athletico já eliminou o Flamengo nas quartas de final de 2019, nos pênaltis, e na semifinal de 2020, com direito a 3 a 0 em pleno Maracanã no jogo de volta. Já os cariocas já passaram pelo rival nas oitavas de 2020, quando ainda eram comandados por Domenec Torrent, e, claro, nas quartas deste ano.

O primeiro encontro entre os times foi em 2013, quando o Flamengo carimbou o título da Copa do Brasil em cima do Furacão. Na sequência, em 2016, foi o Athletico quem mandou os adversários para casa na semifinal da Primeira Liga, em 2016.

Já em 2019, o Fla superou a equipe paranaense em duelo pela Supercopa do Brasil, em Brasília. Vale destacar que, em um cenário ainda maior, os clubes estiveram no mesmo grupo da Libertadores, em 2017. Na oportunidade, o Athletico se classificou em segundo lugar, enquanto o Flamengo ficou pelo caminho e foi eliminado precocemente.

Levando em conta o número de jogos nestes mesmos confrontos eliminatórios, o Flamengo carrega amplo domínio. São sete vitórias para o Fla, cinco empates e apenas dois triunfos para o lado do Furacão.