Topo

Palmeiras

Perto de mais um título, Abel Ferreira completa dois anos como treinador do Palmeiras

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras - Thiago Ribeiro/AGIF
Abel Ferreira, técnico do Palmeiras Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

30/10/2022 07h00

Comandante de um dos períodos mais vitoriosos da história do Palmeiras, o técnico Abel Ferreira completa dois anos de clube neste domingo. No dia 30 de outubro de 2020, o português foi anunciado oficialmente pelo Verdão e, de lá para cá, colecionou troféus, algumas polêmicas e conquistou o coração dos palmeirenses.

Sem grande badalação, o treinador acertou a sua chegada ao Palmeiras para substituir Vanderlei Luxemburgo, demitido após uma sequência de resultados ruins no Campeonato Brasileiro. Na época, Abel Ferreira dirigia o PAOK, da Grécia, e foi definido como o alvo da diretoria palmeirense, que pagou a multa rescisória aos gregos para contar com o treinador.

Naquela altura, o mundo ainda passava pelo isolamento social por causa do agravamento constante a covid-19. Assim, Abel desembarcou no Brasil no dia 2 de novembro e não pôde sentir o calor da torcida palmeirense. A sua estreia aconteceu no dia 5 de novembro, na vitória por 1 a 0 sobre o Red Bull Bragantino, pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil.

A estreia com o pé direito já indicava um caminho vitorioso para o Verdão sob comando do novo treinador. Em pouco mais de quatro meses com Abel Ferreira, o Palmeiras conquistou a Copa Libertadores, batendo o Santos na final, e a Copa do Brasil, ao derrotar o Grêmio na decisão.

As conquistas garantiram maior tranquilidade para Abel Ferreira e sua comissão técnica, que tiveram um primeiro semestre de 2021 de maior dificuldade com as perdas dos títulos da Supercopa do Brasil, do Campeonato Paulista e da Recopa Sul-Americana.

Mesmo assim, o Palmeiras mostrou poder de reação na temporada e garantiu mais uma conquista da Copa Libertadores, cerca de um mês depois do treinador completar um ano no clube.

Sexto título de presente

Neste novo ciclo no Verdão, Abel Ferreira colecionou ainda mais taças, entrando de vez para a história do clube. Em 2022, sob comando do treinador, a equipe palmeirense conquistou o Campeonato Paulista e a Recopa Sul-Americana. Agora, o "presente" para os dois anos do treinador no clube pode vir na próxima quarta-feira, com a confirmação do título do Campeonato Brasileiro.

Caso conquiste o Brasileirão, Abel Ferreira conquista a sua sexta taça pelo clube e iguala Felipão na terceira posição na lista de treinadores com mais títulos pelo Palmeiras. Ele ficaria atrás apenas de Oswaldo Brandão (7 títulos) e Vanderlei Luxemburgo (oito títulos).

Desde que chegou ao Palmeiras, além dos cinco títulos, a comissão técnica de Abel Ferreira tem 176 jogos, com 102 vitórias, 41 empates e 33 derrotas. Neste período foram 302 gols marcados e 141 gols sofridos. Em março deste ano, o treinador assinou junto ao clube a renovação de seu contrato, válido até o fim de 2024.

Palmeiras