Topo

Leão rejeita técnico estrangeiro e vê Dorival Jr. capacitado para assumir Seleção Brasileira

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

31/10/2022 07h00

Ícone como goleiro e dono de uma breve passagem como treinador da Seleção Brasileira, Emerson Leão colocou-se contra um técnico estrangeiro como sucessor de Tite, que deixa o cargo após a Copa do Mundo de 2022.

Em entrevista ao Mesa Redonda, da TV Gazeta, Leão elogiou Dorval Júnior e o avaliou positivamente para assumir a o comando técnico do Brasil.

"Com os problemas que ele teve de saúde ficou vendo futebol o tempo todo. Acho que ele está no começo da carreira dele. Começou a ser vitorioso em grandes equipes agora, por mérito dele. Eu discordo de que o treinador da seleção seja estrangeiro. Acho que não precisa. Todas as vezes que fomos campeões mundiais eram brasileiros.", disse o ex-goleiro e ex-treinador.

Emerson Leão seguiu os elogios ao treinador do Flamengo, que conquistou a Copa Libertadores no último final de semana, mas criticou como são tomadas as decisões pela CBF.

"O Dorival tem grandes possibilidades, mas vejo com preocupação porque não vejo ninguém dentro da CBF para tomar uma decisão única. Chamem alguns conhecidos, se reúnam. Como escolhem o melhor do mundo? Os jogadores, os jornalistas escolhem. Então façam isso. Chamem alguns jogadores para escolher o treinador da seleção brasileira. Acho que o Dorival Junior pode ser treinador da seleção brasileira", completou Leão.

Um dos maiores goleiros da história do futebol brasileiro, Leão foi o arqueiro da seleção na Copa do Mundo de 1970. Depois, ele ainda disputou os Mundiais de 1974, 1978 e 1986.

Já como treinador, Emerson Leão teve passagem breve pela Seleção Brasileira ao suceder Vanderlei Luxemburgo. Foram apenas 10 jogos disputados com ele no comando, com o treinador sendo demitido de forma turbulenta após a quarta colocação na Copa das Confederações de 2001.