Topo

Santos viaja para Nigéria com ídolos Eternos e visitará cidade onde parou guerra

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

31/10/2022 22h35

O Santos foi convidado por autoridades nigerianas para uma viagem para a Nigéria. A delegação santista desembarcou na cidade de Lagos nesta segunda-feira e conta com a presença de dois Ídolos Eternos: os ex-jogadores Edu e Manoel Maria, que estiveram na histórica partida quando o Peixe parou uma guerra.

O clube recebeu o convite após a realização do evento de estreia do terceiro uniforme, que aconteceu no dia 27 de setembro, na Vila Belmiro, e faz parte da campanha Santos do Mundo, que tem como objetivo internacionalização da marca e que promove uma série de ações no exterior. Na ocasião autoridades que representam países africanos, entre elas Shehu Yusuf, Ministro-Conselheiro da Nigéria, estiveram na ação, que começou no Memorial das Conquistas e terminou com uma grande festa em campo.

Os santistas ainda visitarão Ile-Ifé e Benin, onde será realizada uma partida organizada pelo governo local, no estádio recém reformado. Uma equipe vestirá a camisa 1 do Santos e a outra o uniforme 3, um fato inédito. Será o mesmo local onde a guerra foi paralisada.

O dia em que o Santos parou a guerra

O fato ocorreu na Nigéria, na cidade de Benin, em 1969. Na oportunidade, o Peixe viajou a convite do governo nigeriano para uma zona de conflito, e jogou uma partida amistosa com a seleção do Centro-Oeste do país africano.

O jogo terminou com vitória santista por 2 a 1, com gols de Edu e Toninho Guerreiro. O placar, no entanto, pouco importou, e ficou marcado os nigerianos terem interrompido a guerra para lotar os estádio e acompanhar, de perto, o "time do Rei do futebol".

Sobre o 3º uniforme

O modelo traz diferentes grafismos baseados na cultura nigeriana e de outras etnias africanas, alternando entre as cores preta e cinza chumbo. Na parte interna da gola, apresenta a frase "Juntos Pela Paz, Juntos Pelo Futebol Alegre", fazendo referência tanto a este momento histórico, como também aos estilos de jogo do Santos e da seleção nigeriana, que também marcou época com jogadores como Okocha, Kanu, Taribo West, Babangida e Finidi.

Na parte de trás, abaixo da gola, está escrito "Nigéria 1969" e "O Dia em que a Guerra Parou". O uniforme faz parte de uma campanha da Umbro, que recorda episódios que marcaram o futebol.