Topo

Adaptação, ascensão e frustração: a 1ª temporada de Ed Carlos no profissional do Santos

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

01/11/2022 05h00

2022 ficará marcado para o jovem Ed Carlos. Neste ano, o meio-campista ganhou as suas primeiras chances entre os profissionais do Santos e deixou uma boa impressão. O garoto, porém, teve o seu final de temporada antecipado devido a uma lesão no ombro.

Ed Carlos chegou ao Peixe no meio de 2021, com boas expectativas após se destacar nas categorias de base do São Paulo. Com a camisa alvinegra, ele brilhou no vice-campeonato da Copa São Paulo de Futebol Jr. Devido ao destaque, foi chamado por Carille no final de janeiro para treinar no time de cima.

O meia, entretanto, demorou muito para receber uma oportunidade em uma partida. O principal motivo desta demora foi a sua dificuldade em se adaptar ao profissional. Assim, ele foi relacionado para a sua primeira partida apenas no dia 20 de julho, na vitória de 2 a 0 sobre o Botafogo. Na ocasião, ele ficou apenas no banco.

Em entrevista coletiva, o ex-auxiliar técnico do clube, Marcelo Fernandes, falou sobre o processo de adaptação do Menino da Vila e salientou a sua qualidade..

"Ele chegou da Copinha e teve uma transição que não deu para acontecer rápido. Ele precisava de tempo. Ele realmente está se dedicando. Ele tem uma qualidade técnica muito boa, mas ele precisa da dinâmica, do algo amais. Ele precisa buscar isso. O dom dele é muito bom. É uma grande peça", disse.

Com Lisca no banco de reservas, Ed Carlos voltou a ficar "esquecido". A sua ascensão foi quando Orlando Ribeiro assumiu a equipe, no começo de setembro. Ambos trabalharam juntos nas categorias de base do São Paulo. Depois de passar alguns jogos seguidos no banco, o meia estreou entre os profissionais no dia 1º de outubro, na derrota de 1 a 0 para o Inter, fora de casa. Ele entrou já aos 35 minutos do segundo tempo.

A partir de então, ele foi ganhando cada vez mais minutos. A sua partida de mais destaque foi na goleada de 4 a 1 sobre o Juventude. Na ocasião, Ed Carlos entrou no intervalo e deu uma linda assistência para o gol de Marcos Leonardo.

"Quando cheguei no Santos foi uma das coisas que muitas pessoas me cobraram. Eu não vim para ser mais um. Mais um no time que vai vir para ser um cara diferente. Não sei se estou sendo, sempre vou buscar ser esse cara. Não só pelo fato de todo mundo esperar, mas por ser uma pessoa diferente tanto dentro como fora de campo. Degrau por degrau, eu ainda não sou o cara, mas quero ser e todo mundo quer ser. Degrau por degrau e não vou antecipar, dar um passo maior que a perna", afirmou após o embate.

Com a boa atuação, o garoto passou a ser titular. Foram três compromissos seguidos entre os 11 iniciais. E a tendência era que ele começasse jogando a próxima partida, contra o Atlético-GO. No sábado, contudo, o camisa 37 sofreu uma luxação no ombro esquerdo durante um treino.

Após a realização de exames de imagem e avaliação de especialista foi definido que o atleta passará por tratamento cirúrgico. Assim, ele perderá os últimos quatro jogos do Santos na atual temporada.

Com um pouco mais de experiência, portanto, Ed Carlos espera se firmar no elenco profissional do Santos na próxima temporada. Ao todo, são seis jogos, sendo três como titular, e uma assistência.