Topo

Com título antecipado, torcida do Palmeiras faz festa nos arredores do Allianz antes da abertura dos portões

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

02/11/2022 18h44

Com o duelo contra o Fortaleza marcado para às 21h30 (de Brasília) desta quarta-feira, a torcida do Palmeiras comemorou o hendeca do Campeonato Brasileiro antes mesmo da equipe entrar em campo, com a derrota do Internacional para o América-MG. Coube aos palmeirenses fazerem a festa nos arredores do Allianz Parque horas antes da abertura dos portões da arena.

Na tarde fria e de garoa fina em São Paulo, a torcida alviverde se reuniu nos bares da rua Palestra Itália para "secar" o Internacional, que encarava o América-MG em Belo Horizonte. O clima era de festa com roda de samba, cerveja e vibrações pelo tropeço da equipe gaúcha.

Quem chegou cedo conseguiu acompanhar a partida pelas televisões dos bares. Outros, mais distantes, recorreram ao bom e velho radinho. Houve ainda quem acompanhasse pelo aplicativo de celular. Todos de frente para os bares e de costas para o Allianz Parque, que será o palco da festa horas depois.

A movimentação aumentou durante a segunda etapa, quando a esquina da rua Caraíbas com a Palestra Itália já estava completamente lotada, como já é tradição em jogos decisivos do Verdão.

Os gritos de "é campeão" ainda saíam isolados da boca de torcedores mais otimistas. Quando o zagueiro Alê, do América-MG, balançou a rede no Independência, aos 30 minutos da segunda etapa, o canto entalado na garganta tomou conta de todos.

A ansiedade ficou então para o apito final em Belo Horizonte. Enquanto isso, os palmeirenses já compravam as faixas de "hendecacampeão", que traziam também o elenco vencedor comandado por Abel Ferreira.

Ao ser anunciado o fim da partida, explodiu de vez a festa com fogos de artifício, sinalizadores e emoção. As lágrimas desceram no rosto de alguns mais emocionados mesmo com a conquista antecipada, sem o nervosismo das grandes finais das quais o Verdão se acostumou a vencer nos últimos anos.

Com o título, o Palmeiras volta a ser campeão brasileiro depois da última conquista, em 2018, quando era comandado por Luiz Felipe Scolari. O clube alviverde também foi campeão em 1960 (Taça Brasil) 1967 (Taça Brasil), 1967 (Torneio Roberto Gomes Pedrosa) , 1969 (Torneio Roberto Gomes Pedrosa), 1972, 1973, 1993, 1994 e 2016.