ídolos do Santos são recebidos com festa na Nigéria e presenteiam autoridades locais
Os ídolos santistas Edu e Manoel Maria foram recebidos com muita festa no desembarque em Lagos, na Nigéria. Uma banda e diversas pessoas estiveram no local para ver de perto os ex-jogadores do Santos, que estiveram no pais em 1969 para a disputa de um amistoso que parou uma guerra.
Os alvinegros foram recebidos pela Nossa Majestade General do Povo Yoruba Iba Gani Adams. E, como agradecimento pela hospitalidade, o clube o presenteou com o novo terceiro uniforme, com o seu nome personalizado, e uma obra de arte que celebra a união entre os povos do Brasil e da Nigéria.
No mesmo dia, os Ídolos Eternos ainda participaram do evento de lançamento da Abisco Cup 2022, uma competição de futebol para jovens jogadores, que tem como principal objetivo ajudar garotos em situação de risco.
Santos entrega obra de arte que celebra a união entre os povos do Brasil e da Nigéria para autoridades locais (Foto: Divulgação/Santos)
"O Santos é um time conhecido mundialmente. A vinda para cá é muito importante e por isso nos sentimos honrados com a presença. Vocês estão promovendo a nossa cultura e honrando a África, mostrando ao mundo o amor que tem pelo nosso país, com essa camisa e com todo o projeto que estão fazendo", afirmou a autoridade.
"Estamos muito felizes com essa visita do Santos. Um futebol histórico vem do time de Pelé. Outros já estiveram aqui, mas o Santos é o mais importante de todos, por sua ligação cultural com a África", disse a Princesa Olabisi Onabajo, que é Deputada Estadual ligada ao esporte.
A delegação ainda visitará a cidade de Benin, onde será realizada uma partida organizada pelo governo local, no estádio recém reformado. Uma equipe vestirá a camisa 1 do Santos e a outra o uniforme 3, um fato inédito. Será o mesmo local onde a guerra foi paralisada.
"É tudo muito bacana. Depois de tanto tempo ainda vemos como o Santos é querido no mundo todo. Fico feliz por ter feito parte e ter ajudado a construir essa história com os outros companheiros. O Santos sempre será grande demais", destacou Manoel Maria.
O clube recebeu o convite da viagem após a realização do evento de estreia do terceiro uniforme, que aconteceu no dia 27 de setembro, na Vila Belmiro, e faz parte da campanha Santos do Mundo. Na ocasião autoridades que representam países africanos, entre elas Shehu Yusuf, Ministro-Conselheiro da Nigéria, estiveram na ação.
O dia em que o Santos parou a guerra
O fato ocorreu na cidade de Benin, em 1969. O Peixe viajou a convite do governo nigeriano para uma zona de conflito e jogou uma partida amistosa com a seleção do Centro-Oeste do país africano.
O jogo terminou com vitória santista por 2 a 1, com gols de Edu e Toninho Guerreiro. O embate ficou marcado pelo gato dos nigerianos terem interrompido a guerra para lotar os estádio e acompanhar, de perto, o "time do Rei do futebol".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.