Topo

Cícero Souza destaca planejamento com Endrick e revela otimismo em renovação de Dudu no Palmeiras

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

04/11/2022 18h45

Com a conquista do hendecacampeonato brasileiro, o Palmeiras já se movimenta pela manutenção de peças importantes do elenco, além de trabalhar o planejamento de joias como Endrick, que ganhou oportunidades com destaque em plena reta final do Brasileirão.

Gerente de futebol do Verdão, Cícero Souza detalhou o plano do clube para Endrick desde que o garoto foi prospectado, ainda com 11 anos.

"Sempre via muita gente dando opinião e até hoje vejo. O Palmeiras capta o Endrick com 11 anos no Distrito Federal. Quando o Endrick tem 12 anos, o Palmeiras faz a transição para ele jogar no sub-13. Quando completa 13 anos, faz a transição para o sub-15. Depois, com 14 anos, o Palmeiras faz a transição para ele jogar no sub-17. Quando fez 15 anos, o Palmeiras o lança na Copinha. Será que esse clube não sabe a hora de lançar?", disse o dirigente em entrevista à ESPN.

"O Endrick já vem sendo relacionado em nove jogos consecutivos. Entrou nas últimas partidas e está se tornando uma realidade como achamos que ele deve ser. Tudo feito com o tempo certo", completou Cícero.

Endrick foi relacionado pela primeira vez no clássico contra o Santos, na 27ª rodada. Foram três jogos no banco de reservas até a sua estreia contra o Coritiba. Desde então, foram cinco jogos, com três gols e uma assistência.

Cícero Souza também falou sobre o planejamento com a joia para o futuro, já que Endrick é monitorado pelo futebol europeu. Além disso, o gerente de futebol revelou a intenção de manter o projeto com outras Crias da Academia.

"Até os 18 anos ele permanece, porque a lei o proíbe de sair. Isso é mais do que uma tranquilidade, é uma realidade. O projeto com o Endrick é muito semelhante ao que queremos entregar ao Vanderlan, ao Fabinho, ao Garcia.

"Um elenco enxuto, com 25 ou 26 jogadores, porque temos um quadripé que nos permite isso. Temos um Núcleo de Saúde, que possibilita uma rápida recuperação e poucas lesões dos nossos jogadores. Uma logística como poucos clubes têm. Tem no departamento de análise e mercado a captação de jogadores com polivalência. E tem uma categoria de base sustentando uma equipe profissional com 25, 26 jogadores. Aqueles que tiverem o melhor nível de performance farão uma carreira diferente", completou.

Permanência de Dudu

Outro jogador citado por Cícero Souza foi o atacante Dudu, que tem o seu contrato encerrado no final da próxima temporada. O gerente de futebol admitiu estar otimista pela renovação do vínculo e destacou o jogador como uma referência do elenco.

"O Dudu completa 400 jogos contra o Cuiabá, é um grande marco da nossa virada, é um jogador de referência, ídolo da nossa torcida e que nós temos muita paixão e respeito pelo profissional", disse Cícero, que falou ainda da busca pela manutenção do elenco.

"Eu acredito que não só o Dudu, mas a manutenção máxima do elenco é sempre buscada, porque é isso que nos sustenta como um time muito competitivo. Hoje, 13 dos 26 jogadores do elenco têm mais de 100 partidas e oito têm mais de 200 jogos. Isso é uma vitória. A manutenção de todos eles é uma grande vitória, e não será diferente em nenhum dos casos", completou.

Dudu e Palmeiras divergem quanto ao tempo de contrato do novo vínculo, mas há vontade entre as duas partes em assinar uma renovação. Aos 30 anos, o camisa 7 foi um dos protagonistas da equipe na temporada mais uma vez, com 10 gols e 13 assistências em 63 jogos.