Topo

Barcelona

Xavi comenta aposentadoria de Piqué e interesse do Barça em trazer zagueiro

Piqué, zagueiro do Barcelona, cumprimenta o técnico Xavi Hernández. - VINCENT WEST/REUTERS
Piqué, zagueiro do Barcelona, cumprimenta o técnico Xavi Hernández. Imagem: VINCENT WEST/REUTERS

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

04/11/2022 12h16

O técnico do Barcelona, Xavi Hernández, não poupou palavras nesta sexta-feira (4) ao falar sobre o anúncio da aposentadoria do zagueiro Gerard Piqué. O treinador exaltou o antigo companheiro de time e também confirmou o interesse do Barça em trazer mais um defensor central na próxima janela de transferências.

"É prioridade contratar mais um zagueiro em janeiro? Sabendo que Piqué está saindo, talvez sim, mas temos tempo para conversar durante o intervalo da Copa do Mundo. Vamos nos encontrar com Mateu Alemany (diretor de futebol) e Jordi Cruyff (diretor esportivo) e analisá-lo", disse o comandante em coletiva de imprensa.

O jornal Mundo Deportivo informou que o Barça já monitora o zagueiro Iñigo Martínez, que possui contrato com o Athletic Bilbao até o fim da temporada. Xavi, por sua vez, ainda destacou Chadi Riad, atleta marroquino das categorias base.

"É muito físico, tem boa saída de bola, é um zagueiro que pode atuar e ter protagonismo no futuro. Também acompanhamos Pelayo (Fernández) e (Álex) Zalaya, sempre estamos atentos à base", declarou o técnico.

Xavi atuou ao lado de Piqué entre 2008 e 2015, período em que foi multicampeão pelo Barcelona. Segundo o atual técnico, o zagueiro é "valente, competitivo, ganhador e não tem medo", bem como é "inteligente" e foi um "bom capitão".

"Tivemos uma conversa no verão e eu disse a ele minhas intenções. Foi um dos dias mais difíceis da minha carreira de treinador e agora também. Era meu parceiro. Já aconteceu com todos nós, quando chega um momento em que você não se sente tão útil, não é fácil de administrar. Minha parcela de responsabilidade? Com certeza tive um peso importante na decisão dele, mas para o bem do clube", explicou Xavi.

"Não sei se fui justo ou não, mas fui sincero e honesto. E o Gerard tem sido um exemplo para a equipe, os jovens, os capitães e o staff. Ganhou o direito de escolher como e quando [se aposentará], é sua decisão", concluiu.

Piqué deve disputar a sua última partida oficial pelo Barcelona no Camp Nou, no sábado, às 17 horas (de Brasília). O duelo contra o Almería é válido pela 13ª rodada do Campeonato Espanhol.

Barcelona