Topo

Em votação, sócios do Santos aprovam novo Estatuto Social do clube

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

06/11/2022 19h32

O Santos terá um novo Estatuto Social, o que poderá provocar algumas mudanças importantes no clube. Em votação realizada neste domingo, tanto presencialmente no ginásio Athié Jorge Cury, em Santos, quanto virtualmente, os sócios optaram pela aprovação da proposta do texto, que prevê, entre outras coisas, da criação da Sociedade Anônima do Futebol, a SAF.

Para que o novo Estatuto Social fosse aprovado era preciso de um mínimo de dois terços dos votos. Após a apuração, Celso Jatene, presidente do Conselho Deliberativo do Santos, anunciou que 32,9% dos associados optaram pelo "não", com um total de 1.127 dos votos. O "sim" teve aceitação de 66,9% dos santistas (2.293 votos). Houve ainda quatro votos nulos.

Por todo este domingo, os associados adimplentes, que estão regularizados até o dia 1º de novembro, puderam votar na Vila Belmiro ou digitalmente no site do Sócio Rei, o programa de sócio-torcedor do Peixe. Dos 3.424 votos computados, 2.784 foram registrados online e outros 640 presenciais.

O novo Estatuto Social, que possui 76 páginas, tem novidades que podem mudar o futuro do Santos. A principal delas é que, se aprovado, o documento vai permitir que o Peixe vire uma SAF (Sociedade Anônima do Futebol), como já aconteceu com outros clubes brasileiros como Cruzeiro, Vasco e Botafogo.

O novo documento também tem outra mudança importante para o futuro do Santos. O Comitê de Gestão, que hoje é composto por nove membros (presidente, vice e outros sete dirigentes não remunerados), teria apenas cinco (presidente, vice e outros três membros).

Celso Jatene considera a aprovação uma grande vitória para o clube, principalmente para evitar gestões temerárias: "Todos estamos do mesmo lado. Foi uma vitória muito grande para o Santos. Nesse novo estatuto, as responsabilidades criadas ao gestores, podem afastá-los em apenas dois meses, não precisará esperar mais de dois anos para fazer o processo de impeachment. As novas condições, irão impedir gestões temerárias.", disse.

Confira como foi a votação no Santos:

Virtual - 2.784 votos

A favor - 1.992

contra - 792

Presencial - 640 votantes

A favor - 301

contra - 335

nulo - 4