América-MG empata com Atlético-GO e fica fora da Libertadores; Goianos caem
Pela última rodada do Campeonato Brasileiro, América-MG e Atlético-GO se enfrentaram na Arena Independência, em Belo Horizonte, e empataram por 1 a 1. Os visitantes abriram o placar com Dudu, mas os donos da casa empataram com Henrique Almeida. Com isso, os goianos foram rebaixados e os mineiros não conseguiram a vaga na Libertadores.
O América-MG passou muito perto de conseguir uma vaga na Libertadores. Para isso, teria que vencer o Atlético-GO e torcer para uma derrota do Botafogo. Os cariocas perderam, mas com o empate a última vaga ficou com o Fortaleza. Com os resultados da última rodada, os mineiros terminaram a temporada na décima colocação, com 53 pontos, e se classificaram para a Copa Sul-americana pela primeira vez na história.
O Atlético-GO dependia de uma vitória neste domingo e de uma derrota do Cuiabá, além de eliminar a diferença de saldo de gols, para permanecer na elite do futebol nacional. Como nada disso aconteceu, os goianos terminaram a temporada na 18ª colocação, com 36 pontos, e estão rebaixados para a Série B do Campeonato Brasileiro. A equipe retorna à segunda divisão após três anos desde o acesso para a Série A em 2019.
Emoção até o último lance
Apesar do América-MG criar as melhores chances para marcar, principalmente em uma cabeçada de Cáceres, foi o Atlético-GO que abriu o placar. Com 16 minutos de bola rolando, uma troca de passes terminou no pé de Churín. O atacante tentou chutar, mas foi bloqueado pela defesa. O lateral Dudu estava na sobra e, mesmo sem ângulo, bateu para o fundo das redes.
Precisando de uma virada, o América-MG partiu para cima e ofereceu perigo algumas vezes. Aos 26, os donos da casa passaram perto de empatar o jogo no chute de Everaldo, que passou perto do pé da trave, mas acabou saindo. A vida do Atlético-GO ficou mais complicada aos 38 minutos, quando Willian Maranhão foi expulso. Após checar o VAR, o árbitro Leandro Pedro Vuaden viu que o volante deu uma cabeçada no atacante Everaldo e o puniu com o cartão vermelho.
Com oito minutos de acréscimo, o América-MG teve tempo para continuar pressionando e marcar o gol de empate antes do intervalo. No último lance da primeira etapa, aos 52, Benítez recebeu dentro da grande área, dominou e levantou a cabeça. O meia encontrou um belo passe rasteiro entre os defensores e encontrou Henrique Almeida em disparada. O atacante bateu na saída do goleiro Renan e deixou tudo igual novamente.
De volta do intervalo, o Atlético-GO. Jefferson cobrou uma falta para a área, Wanderson subiu para cabecear e balançou as redes. Porém, o VAR entrou em ação mais uma vez e o gol foi anulado por impedimento do zagueiro. O atacante Everaldo liderou as oportunidades do América-MG. Aos 19, bateu colocado de dentro da área, mas viu o goleiro defender. Dois minutos depois, finalizou bem mais uma vez, porém parou na defesa de Renan de novo.
O final do confronto foi de extrema pressão do América-MG, que passou a atacar com muitos jogadores e dar espaço para contra-ataques do seu adversário. O Coelho passou em uma cabeçada de Wellington Paulista. Aos 41, o Conti cabeceou livre, mas errou a meta e desperdiçou a chance.
Em um dos últimos lances, aos 50 minutos, foi o zagueiro que marcou o gol que daria a classificação aos mineiros. Após um cruzamento para a área, Conti subiu na segunda trave e fez de cabeça para levar a equipe para a Libertadores. O árbitro de vídeo foi chamado pela terceira vez e identificou um toque de mão do número 4 durante a finalização. Com isso, o gol foi anulado.
FICHA TÉCNICA
AMÉRICA-MG X ATLÉTICO-GO
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 13 de novembro de 2022, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Michael Stanislau (RS) e Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO)
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (SP-Fifa)
Gols: Henrique Almeida, aos 52? do 2T (América-MG); Dudu, aos 16? do 1T (Atlético-GO)
Cartões amarelos: Alê e Everaldo (América-MG); Jorginho (Atlético-GO)
Cartões vermelhos: Willian Maranhão (Atlético-GO)
AMÉRICA-MG: Matheus Cavichioli; Cáceres, Conti, Éder e Marlon (Danilo Avelar); Alê (Índio Ramírez), Juninho e Benítez; Everaldo, Felipe Azevedo (Matheusinho) e Henrique Almeida (Wellington Paulista)
Técnico: Vagner Mancini
ATLÉTICO-GO: Renan; Dudu (Rhaldney), Lucas Gazal, Wanderson e Jefferson; Marlon Freitas, Willian Maranhão e Wellington Rato (Jorginho); Luiz Fernando (Airton), Churín (Kelvin) e Shaylon (Edson Fernando)
Técnico: Eduardo Souza
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.