Topo

Confira qual dos cinco técnicos teve o melhor aproveitamento no Santos em 2022

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

21/11/2022 07h00

A temporada do Santos foi bem conturbada. O time sofreu para emplacar uma boa sequência de resultados e, com isso, viveu uma constante troca de técnicos. Ao todo, foram cinco nomes diferentes no banco de reservas: Fábio Carille, Fabián Bustos, Lisca, Orlando Ribeiro e Marcelo Fernandes.

Destes, quem teve o melhor aproveitamento foi Marcelo Fernandes. O auxiliar dirigiu a equipe em sete partidas, das quais venceu quatro, empatou uma e perdeu duas. Ou seja, ele conquistou 61,9% dos pontos disputados.

O treinador serviu como um "tampão" enquanto a diretoria buscou por novos comandantes após as saídas de Carille, em fevereiro, e Bustos, em julho. No final de julho, com a chegada de Lisca, Marcelo Fernandes se despediu do Santos.

O segundo melhor aproveitamento foi de Fábio Carille. Em sete compromissos, foram dois triunfos, três igualdades e dois reveses, gerando um aproveitamento de 42,8%.

O técnico iniciou 2022 dirigindo o Santos após salvar o clube do rebaixamento na última temporada. O comandante, entretanto, não resistiu às más atuações do Peixe e foi demitido após uma derrota de 3 a 2 para o Mirassol, no Campeonato Paulista.

Logo atrás aparece Fabián Bustos, que chegou justamente para suceder Carille. Com o argentino, foram 29 embates, com oito vitórias, 13 empates e oito derrotas, ou seja, 42,5% de aproveitamento.

O técnico foi demitido em sete de julho, após a precoce eliminação nas oitavas de final do Copa Sul-Americana. O Alvinegro Praiano perdeu nos pênaltis para o Deportivo Táchira-VEN, em plena Vila Belmiro.

Na sequência, o presidente Andres Rueda acertou com Lisca, que ficou no clube por apenas oito partidas. Foram dois êxitos, tr~es igualdades e três reveses, gerando um aproveitamento de 37,5%.

Por fim, o último treinador do Santos em 2022 foi Orlando Ribeiro. Então treinador do sub-20, ele assumiu o elenco principal após a saída de Lisca e permaneceu até o final do Campeonato Brasileiro. Ao todo, ele disputou 12 jogos. Ganhou quatro, perdeu sete e empatou um. O aproveitamento foi de 36,1%.

Agora, a diretoria santista apostou em Odair Hellmann para 2023. O técnico foi anunciado na última quarta-feira e espera poder superar o rendimento dos seus antecessores para não ser mais uma vítima da constante troca de treinadores do Santos.