Corinthians faz aposta alta no cargo de técnico após vitoriosa experiência recente
A escolha por Fernando Lázaro como novo técnico do Corinthians pegou muitos torcedores de surpresa. Ainda que a decisão da diretoria corintiana seja uma aposta, a experiência recente de auxiliares efetivados a treinadores no Timão tem histórico animador.
Após quase oito anos na comissão técnica do clube alvinegro, Fábio Carille foi anunciado como técnico do time no fim de 2016, com oito jogos como interino. Na temporada seguinte, a aposta do então presidente Roberto de Andrade respondeu à altura e gerou resultados vitoriosos.
Logo de início, a equipe treinada por Carille conquistou o título do Campeonato Paulista. Depois, apesar de cair na quarta fase da Copa do Brasil e nas oitavas de fina da Sul-Americana, o Corinthians foi campeão do Campeonato Brasileiro, após primeiro turno histórico - com 14 vitórias e cinco empates em 19 jogos.
Em 2018, Carille levou o Timão ao bicampeonato paulista, mas saiu em maio após aceitar proposta do Al-Wehda, da Arábia Saudita. Na ocasião, outra aposta assumiu o cargo de técnico do Corinthians - o então auxiliar Osmar Loss. No entanto, Loss não teve o mesmo sucesso do antecessor. Com apenas oito vitórias em 22 partidas no comando do Alvinegro, o técnico deixou o clube para ser auxiliar permanente do Internacional.
Com isso, ainda no final da temporada 2018, Fábio Carille retornou ao Corinthians para ser o treinador do time em 2019. O vitorioso comandante seguiu levantando troféus e conquistou o histórico tricampeonato estadual com o Timão. Entretanto, após o desempenho no restante das competições não repetir o da primeira passagem, o técnico foi demitido em novembro daquele ano.
Timão aposta em Fernando Lázaro em outro cenário no Brasil
Agora, o Timão aposta novamente em um auxiliar com muitos anos de casa. Fernando Lázaro fez parte da comissão técnica de Tite e esteve presente nas conquistas da Libertadores e do Mundial, em 2012. Além disso, o filho do ex-lateral Zé Maria trabalhou com Vítor Pereira durante a temporada 2022.
Com duas pequenas "passagens" assumindo o comando técnico do clube alvinegro, Fernando Lázaro disputou sete jogos, venceu seis e empatou apenas um, obtendo um aproveitamento de 90,4%. Nesse período, o Corinthians marcou 19 gols e sofreu quatro.
A diferença, porém, das apostas em Carille e Lázaro está no momento do futebol brasileiro. Há cinco anos, os rivais Palmeiras e Flamengo não apresentavam tamanho domínio nas competições no Brasil e América do Sul. Nesse sentido, entretanto, o novo treinador pega uma equipe que, à sua maneira, se destacou em 2022 - com a quarta posição no Campeonato Brasileiro e o vice-campeonato da Copa do Brasil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.