Precisão nos cruzamentos são chave para goleada da França diante da Austrália
A França iniciou sua trajetória na Copa do Mundo de 2022 com uma goleada por 4 a 1 diante da Austrália. Em reedição da estreia das duas equipes no mundial de 2018, os franceses venceram de virada com gols de Rabiot, Giroud (duas vezes) e Mbappé. Goodwin fez o gol australiano que abriu o placar. Para a vitória, no entanto, os cruzamentos europeus e o jogo aéreo foram cruciais.
Ao todo, três dos quatro gols franceses vieram de cruzamentos na área. Com o desfalque de Lucas Hernández ainda no início da partida (se lesionou no lance que gerou o gol da Austrália), seu irmão, Theo Hernández, entrou em campo na lateral esquerda. Com perfil mais ofensivo, as jogadas de linha de fundo se tornaram arma principal da França, aumentando o número de cruzamentos.
Segundo números do FootStats, a França acertou 13 cruzamentos de 39 que tentou (33,33% de acerto), tornando-se a seleção que mais teve cruzamentos corretos na Copa do Mundo até o momento. Além disso, os passes também foram cruciais, com 606 corretos e apenas 39 errados (94% de acerto) em 60,38% de posse de bola.
Quem mais acertou cruzamentos foi Griezmann, com cinco corretos e três errados. Dembelé, pela direita, e Theo Hernández, pela esquerda, tiveram números iguais, ambos com três certos e três errados. Quem mais tentou cruzar foi Mbappé, que errou 14 vezes, mas acertou duas, com direito a uma assistência.
Assim, um destaque francês foi a qualidade no jogo aéreo. O principal nome, nesse sentido, foi Olivier Giroud, centroavante de referência crucial para transformar bolas alçadas na área em chances de gol.
Do lado da Austrália, que teve apenas 39,62% de posse, foram 338 passes corretos e 39 errados (89,7% de acerto). Além disso, a equipe acertou dois cruzamentos e errou outros oito (20% de acerto). Mathew Leckie e Riley McGree dividiram igualmente os cruzamentos corretos.
Os cruzamentos letais da Seleção Francesa
O primeiro gol francês, de empate, veio após cruzamento na medida de Theo Hernández para Rabiot, que cabeceou para o fundo das redes aos 26 minutos de jogo. Pelo lado direito, já no segundo tempo, foi a vez de Dembelé colocar na cabeça de Mbappé, que marcou o terceiro. Aos 25 minutos, o próprio Mbappé alçou bola na área para cabeceio de Giroud, que fechou o placar em 4 a 1.
Além disso, tiveram os cruzamentos corretos que não entraram. Um deles veio aos quatro minutos do segundo tempo, quando Theo Hernández cruzou para Giroud que quase marcou de voleio, mas mandou para fora.
A única vez que os franceses marcaram sem cruzar a bola na área foi no gol da virada, aos 31 minutos da primeira etapa. Na ocasião, Giroud aproveitou passe rasteiro de Rabiot e empurrou para o gol aberto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.