Jovens do Palmeiras ganham minutos na temporada e podem compor elenco em 2023
O Palmeiras viveu uma temporada de conquistas em 2022, com os títulos do Campeonato Paulista, da Recopa Sul-Americana e do Campeonato Brasileiro. Jovens das categorias de base ganharam minutos com o técnico Abel Ferreira neste ano, e miram novas oportunidades em 2023.
Em diversos momentos da temporada, o treinador português mostrou confiança em apostar nos garotos da base. Abel Ferreira, inclusive, defendeu contar com um elenco mais curto para poder colocar alguns dos jovens em campo durante a temporada. Referendando o discurso da comissão técnica, a presidente Leila Pereira defendeu que atletas contratados pelo clube precisam ser melhores do que as Crias da Academia.
Da defesa ao ataque, jovens da base se destacaram no sub-20 e tiveram minutos na equipe profissional. Em 2023, alguns deles miram novas chances para se consolidar no elenco comandado por Abel Ferreira. Confira, a seguir, números de joias palmeirenses que devem buscar mais minutos na próxima temporada.
Naves
O zagueiro Naves já havia disputado os seus dois primeiros jogos no time profissional em 2021, e repetiu o número de partidas nesta temporada. Ele entrou no segundo tempo dos duelos contra o Juventude e o Santos, pelo Campeonato Brasileiro.
Nas categorias de base, o zagueiro fez a sua última temporada pela equipe sub-20. Ele foi um dos destaques da equipe, com 30 jogos, e participou das campanhas dos títulos da Copinha, do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil sub-20.
Garcia
A lateral-direita do Verdão teve a concorrência alta de Marcos Rocha e Mayke, que foram muito participativos na temporada. Ainda assim, Garcia disputou cinco jogos pelo time principal neste ano e ganhou elogios de Abel Ferreira.
Ele foi mais um que disputou o seu último ano de sub-20, com 26 partidas, marcando presença nos três títulos da equipe na categoria. Foram dois gols marcados e três assistências.
Vanderlan
Já na lateral-esquerda, Vanderlan conseguiu aproveitar as oportunidades que teve nas ausências de Piquerez, e com Jorge em baixa. Assim, o jovem de 20 anos disputou 16 jogos pelo time principal em 2022, com um gol marcado e uma assistência.
Sua chegada foi tão contundente, que ele conseguiu se consolidar no elenco profissional rapidamente. Desde que se firmou, a partir de julho, não desceu mais para o time sub-20. Vanderlan participou das campanhas da Copinha e do Campeonato Brasileiro sub-20, mas nem sequer teve atuações no título da Copa do Brasil da categoria, por já estar incorporado ao elenco principal.
Fabinho
Quem também mira mais oportunidades na equipe profissional em 2023 é o volante Fabinho. Depois de 11 jogos pelo profissional em 2021, ele voltou a ganhar oportunidades com Abel Ferreira nesta temporada, com seis partidas disputadas. Depois de uma lesão na coxa direita, em setembro, ele ficou afastado dos gramados durante quase todo o resto da temporada.
Depois de se recuperar, ele só voltou a atuar em novembro, quando retornou ao sub-20 para a final da Copa do Brasil da categoria, contra o Flamengo. Assim, ele fechou o seu ciclo nas categorias de base do Verdão com mais uma taça. Foram 20 jogos pela equipe juvenil em 2022, com quatro gols marcados.
Jhon Jhon
Meia-atacante, Jhon Jhon disputou o seu primeiro jogo como profissional nesta temporada. Na goleada por 4 a 1 sobre o Deportivo Táchira, pela Libertadores, ele fez a sua estreia sob comando de Abel Ferreira ao entrar na segunda etapa.
Seu grande destaque, contudo, foi a temporada pela equipe sub-20. Jhon Jhon foi o principal protagonista do time na categoria, com 35 jogos, 14 gols e sete assistências. É outro que pode ganhar mais oportunidades na próxima temporada depois de disputar o seu último ano pelo sub-20.
Giovani
Tratado como grande promessa, o atacante de 18 anos já recebeu oportunidades em 2021 e esperava ser acionado também nesta temporada, depois de ser um dos destaques no título inédito da Copinha. Contudo, Giovani sofreu com lesões na temporada, que o afastaram dos gramados em mais de uma oportunidade.
Assim, o atacante realizou apenas seis jogos com a equipe principal neste ano. Depois de um período longo sem jogar por causa de problemas musculares, Giovani voltou a atuar no último jogo da temporada, contra o Internacional, ao entrar na vaga de Dudu.
Endrick
Por fim, quem ascendeu de maneira meteórica a partir das categorias de base neste ano foi o centroavante Endrick. Destaque da Copinha com apenas 15 anos, ele passou pela categoria sub-20, acima de sua idade, e depois assinou o seu primeiro contrato profissional em julho, quando completou 16 anos.
Ao debutar no time de Abel Ferreira e marcar três gols em sete jogos, a joia palmeirense terminou a temporada consolidada no elenco profissional. Em 2023, será opção no time de cima, com grandes chances de ser o titular da posição, completando o trio de ataque com Rony e Dudu.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.