Topo

Cavaleiro olímpico Doda Miranda fatura GP Internacional nos 84 anos da Sociedade Hípica Brasileira

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

26/11/2022 15h50

Na última sexta-feira, o ponto alto do Internacional de Salto do 84º Aniversário da Sociedade Hípica Brasileira, no Rio de Janeiro, a 1.55m, reuniu a elite do hipismo brasileiro. Sagrou-se campeão o cavaleiro olímpico Doda Miranda apresentando Princess de Revell.

Os 12 melhores, entre os quais quatro sem faltas, habilitaram-se à segunda volta idealizada por Erica Sportiello. Doda com DTC Princess de Revel, penúltimo conjunto em pista, garantiu o primeiro duplo zero, em 52s74, resultado que veio a lhe garantir o título. A disputa encerrou o ranking brasileiro senior top 2022 e foi válida como etapa seletiva da liga sul-americana para Final Copa do Mundo de 2023, nos EUA. Agora o cavaleiro busca o bi no GP Roberto Marinho que encerra a competição neste domingo.

"Fiquei muito feliz. Esse ano vencemos o Indoor na Hípica Paulista, um concurso muito cobiçado pelos cavaleiros, e agora aqui no Rio Janeiro também esse GP de muito prestígio. Ano passado saltei com outra égua e fiz uma falta no último. Agradeço demais a toda minha equipe, meus pais, meus filhos e meus cavalos maravilhosos. Tenho trabalhado muito, é bom demais saber que a gente ainda tem muito a evoluir", comemorou Doda.

Marcello Ciavaglia, que montando HST Cartouche zerou a segunda volta em 51s55 e com uma só falta trazida da primeira sagrou-se vice-campeão, também foi vice na classificação geral do ranking brasileiro senior top totalizando 140 pontos. Com pista limpa no primeiro percurso e uma falta no meio do segundo percurso, em 51s78, Lucio Osório montando Etonian Master Polana conquistou a terceira colocação.

Stephan e Chevaux Primavera Império Egípcio arremataram o quarto posto, com um derrube no primeiro percurso e pista limpa, no segundo, em 51s78. Na quinta e sexta colocação aparecem, respectivamente, Artemus com Dubruc JMen e Fernando José de Assis Costa com Ludona van de Dorpshoeve, ambos com um derrube na soma dos dois percursos, em 52s48 e 55s74.

A exemplo de todas as etapas, a nona e última etapa distribuiu R$ 200 mil em premiação, totalizando R$ 1,8 milhão ao longo da temporada 2022. O GP da última sexta-feira também foi válido como etapa seletiva da Liga Sul-americana para a Copa do Mundo de 2022, em Omaha, nos EUA.