Topo

João Paulo, do Santos, foi o segundo goleiro com mais defesas difíceis no Brasileiro; veja números

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

26/11/2022 07h00

O Santos não teve uma campanha brilhante no Campeonato Brasileiro. A equipe do litoral paulista terminou o nacional apenas na 12ª colocação, com 47 pontos somados. Assim, se classificou à Copa Sul-Americana, mas ficou a oito pontos do G8.

No entanto, se o Peixe conseguiu garantir vaga em uma competição continental para a temporada 2023 e não correu riscos de rebaixamento, muito se passa pelas grandes atuações de João Paulo.

Segundo números do Footstas, o camisa 34 foi o segundo goleiro com mais defesas difíceis no campeonato nacional, empatado com Fábio, do Fluminense, e atrás apenas de Tadeu, do Goiás. Ao todo, o santista obteve 36 intervenções trabalhosas, enquanto o arqueiro goiano, 42.

Considerando todas as defesas, João Paulo perde a vice-liderança para João Ricardo, do Ceará, mas permanece entre os três primeiros. Nesse quesito, Tadeu segue na ponta, com 114 intervenções. Depois vem o goleiro cearense, com 107, e, por fim, o capitão santista soma 98.

Médias de João Paulo também impressionam

Visto que disputou 37 partidas no torneio, o camisa 34 do Peixe possui média de 2.65 defesas por jogo. Assim, tendo em conta apenas goleiros que entraram em campo mais de 30 vezes, a taxa de João Paulo o coloca na quarta posição - atrás de Tadeu (3.00), João Ricardo (3.06) e Bento (2.67), do Athletico-PR.

Se analisado apenas as intervenções trabalhosas, o arqueiro obteve média de 0.97. Com isso, sobe novamente para a vice-liderança. Tadeu fica à frente do santista outra vez, com média de 1.11.

Entretanto, apesar das atuações de João Paulo terem sido importantes para que o Santos conquistasse resultados positivos - ou nem tanto negativos -, o Peixe foi apenas a oitava melhor defesa do Brasileiro. Ao lado de Fluminense e Ceará, o Alvinegro Praiano levou 41 gols em 38 rodadas. A título de comparação, o rival Palmeiras, líder da lista, sofreu 27 tentos na competição, ou seja, 14 a menos.

O goleiro santista - assim como o restante do elenco - está de férias desde o fim do Campeonato Brasileiro. Agora, os jogadores terão que se reapresentar no CT Rei Pelé apenas no dia 14 de dezembro, quando o Santos inicia sua pré-temporada. Em 2023, o Peixe irá disputar Paulistão, Brasileirão, Copa do Brasil e Sul-Americana.