Topo

Precisão nos passes garante domínio e cruzamento "vira gol" em vitória de Portugal diante do Uruguai

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

28/11/2022 18h44

A Seleção Portuguesa já carimbou vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo. Nesta segunda-feira, a equipe comandada por Fernando Santos venceu o Uruguai por 2 a 0 e, assim, já garantiu pelo menos a vice-liderança do Grupo H. Para vencer os sul-americanos, um das armas portuguesas foi a precisão nos passes.

O duelo foi, durante a primeira etapa, marcado pelo domínio de Portugal. De acordo com dados do FootStats, os europeus tiveram 65,66% de posse de bola durantes os 45 minutos iniciais, com 289 passes trocados e somente 19 errados (93,8% de acerto). Pelo lado do Uruguai, foram apenas 97 passes corretos e 28 errados (77,6% de aproveitamento).

No segundo tempo, os portugueses seguiram mais tempo com a bola, mas com maior equilíbrio, somando apenas 51,92% da posse, contra 48,08% dos uruguaios. Em relação à criação, o segundo tempo contou com 194 passes certos dos europeus (87,8% de acerto) contra 195 (86,3% de acerto) da equipe de Diego Alonso. Apesar de ver os adversários crescerem de produção, a Seleção Portuguesa marcou seus dois gols na etapa final, ambos nos pés de Bruno Fernandes.

Em números totais, o time lusitano tocou a bola corretamente 483 vezes (91,3% de aproveitamento), enquanto o Uruguai teve apenas 292, quase metade. Quanto aos cruzamentos, o time liderado por Cristiano Ronaldo acertou sete e errou 11, enquanto a equipe de Luis Suárez conseguiu apenas cinco, errando 13.

Criação diretamente efetiva

A criação foi tão importante que o gol responsável por abrir o placar foi "marcado com uma assistência". Isso porque o camisa 8 português cruzou para Cristiano Ronaldo, mas o atacante não tocou na bola, que seguiu para a meta de Rochet e morreu no fundo das redes aos 8 minutos do segundo tempo. O segundo gol veio de pênalti, já no final do confronto.

Próximos confrontos

Agora, as equipes voltam a campo simultaneamente na próxima sexta-feira, às 12 horas (de Brasília). Portugal terá pela frente a Coreia do Sul e busca confirmar a primeira colocação. Já a Seleção Uruguai enfrenta a Gana e precisa vencer para ter chances de ir às oitavas de final.