Topo

Comissão brasileira fala sobre escolha por Militão e disputa na lateral: "Todos fazem parte dos nossos planos"

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

29/11/2022 18h00

A lateral direita da Seleção Brasileira tem sido motivo de debate desde a convocação de Tite para a Copa do Mundo. Para assumir a posição, ele levou Daniel Alves e Danilo, laterais de origem, para o Catar. Nesta terça-feira, a comissão brasileira falou sobre a escolha do zagueiro Éder Militão para assumir a posição na vitória contra a Suíça.

Na estreia, contra a Sérvia, Danilo sofreu uma lesão ligamentar medial no tornozelo esquerdo e segue fora da fase de grupos da Copa. O observador da Seleção, Ricardo Gomes analisou o estilo de jogo do jogador do Real Madrid.

"No caso específico do Militão, eu o conheci na base do São Paulo e ele já se sentia bem no lado do campo ou centralizado. Sempre defendeu e apoiou o ataque. É do atleta possibilitar isso para o treinador. Qualidade tanto defensiva como na construção. Na minha época era só destruir, agora é construir também. Ele consegue das duas formas. Está mais claro hoje, mas desde sempre acontece", declarou Ricardo Gomes.

Daniel Alves, que chega para sua terceira Copa do Mundo, também é uma das opções de Tite para fazer a lateral direita. A convocação do jogador, que foi dispensado pelo Pumas, do México, e estava treinando na equipe B do Barcelona, rendeu críticas pelos torcedores da Seleção.

Um dos auxiliares da Seleção, César Sampaio comentou sobre a disputa pela posição, garantindo que todos os convocados são opções reais. Além disso, o ex-volante falou que a escolha também depende da avaliação da equipe adversária.

"Quando o Tite convoca, ele fala sobre a possibilidade de o Militão fazer essa função. Tivemos reuniões, entendemos as forças e fraquezas do adversário. Contra a Sérvia a força era a bola aérea, e a Suíça eram outras forças. Entendemos que para a estrutura da equipe seria melhor o Militão. Mas o Dani Alves e todos que estão aqui fazem parte de nossos planos", disse.

O Brasil encerra a fase de grupos nesta sexta-feira. A Seleção enfrenta a equipe de Camarões, às 16 horas (de Brasília), pela terceira rodada da etapa inicial da Copa do Mundo, pelo grupo G. Se vencer, os brasileiros garantem a primeira posição de sua chave.