Topo

Onana se manifesta após ser suspenso de Camarões por indisciplina

Onana, goleiro de Camarões, não jogou contra a Sérvia - REUTERS/Marko Djurica
Onana, goleiro de Camarões, não jogou contra a Sérvia Imagem: REUTERS/Marko Djurica

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

29/11/2022 10h15

Classificação e Jogos

O goleiro André Onana se pronunciou pela primeira vez após ser afastado da delegação de Camarões durante a Copa do Mundo do Catar. O jogador foi suspenso do grupo pelo técnico Rigobert Song após um caso de indisciplina e ainda não se sabe se voltará a disputar o Mundial.

"Coloquei todos meus esforços e energia para encontrar uma solução para uma situação que um jogador frequentemente enfrenta, mas não houve vontade do outro lado", disse em comunicado divulgado em suas redes sociais.

"Alguns momentos são difíceis de assimilar. Contudo, sempre respeitei e apoiei as decisões das pessoas em cargo de buscar o sucesso para nossa equipe e nosso país", acrescentou.

Ontem, a Federação Camaronesa de Futebol anunciou o afastamento do jogador por motivos disciplinares.

Titular no gol da seleção africana, Onana ficou fora do time no empate por 3 a 3 com a Sérvia, ontem, pela segunda rodada do grupo G da Copa do Mundo.

Após a partida, Song falou sobre a decisão de afastar o goleiro. "Foi uma questão de disciplina. O mais importante é o grupo, existem regras, elas são pela disciplina. O grupo é mais importante do que o individual", disse o treinador.

Song não revelou qual foi a questão disciplinar envolvendo Onana. Segundo o estafe do atleta, há um desentendimento técnico entre treinador e goleiro.

Onana, que tem parte de sua formação no Ajax, tem como características gostar de sair jogando com os pés. O treinador camaronês, no entanto, prefere uma abordagem mais tradicional do jogo com bolas longas quando apertado por marcação pressão adversária.

Com Onana afastado, Epassy foi escalado como titular de Camarões contra a Sérvia. Ele cumpriu as instruções de Song e espanou a maior parte das bolas para a frente quando os sérvios avançavam.

Mas, no segundo gol sérvio, aceitou um chute de fora da área de MIlinkovic-Savic sem grande força. Um lance que provavelmente teria sido defendido pelo goleiro titular.

Epassy afirmou que soube na noite anterior do jogo que seria escalado para começar jogando. "Fiquei sabendo ontem à noite, o técnico me avisou."

Camarões encara o Brasil na última rodada do grupo G da Copa do Qatar. A partida será realizada na próxima sexta-feira (2), às 16h (de Brasília).

Confira abaixo, na íntegra, o comunicado divulgado por Onana:

"Quero expressar meu afeto pelo meu país e pela seleção nacional. Ontem, não fui autorizado a estar em campo para ajudar Camarões, como sempre faço, a atingir os objetivos da equipe. Sempre me comportei de forma a levar o time ao sucesso de uma maneira positiva.

Coloquei todos meus esforços e energia para encontrar uma solução para uma situação que um jogador frequentemente enfrenta, mas não houve vontade do outro lado. Alguns momentos são difíceis de assimilar. Contudo, sempre respeitei e apoiei as decisões das pessoas em cargo de buscar o sucesso para nossa equipe e nosso país.

Estendo toda minha força aos meus colegas, porque demonstramos que somos capazes de ir muito longe nesta competição.

Os valores que eu promovo como pessoa e como jogador são aqueles com os quais me identifico e aqueles que minha família me deu desde a infância. Representar Camarões sempre foi um privilégio. A nação em primeiro lugar e para sempre.

Obrigado".