Topo

Holanda vence o já eliminado Catar e avança às oitavas da Copa na liderança do Grupo A

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

29/11/2022 13h55

A Holanda fechou a Fase de Grupos da Copa do Mundo do Catar com mais uma vitória e garantiu vaga nas oitavas de final. A seleção bateu o já eliminado Catar nesta terça-feira por 2 a 0, com gols de Gakpo e Frenkie de Jong, no Estádio Al Bayt, em Al Khor.

Simultaneamente, Equador e Senegal se enfrentaram pela chave. Os senegaleses levaram a melhor por 2 a 1 e também avançaram para a próxima etapa do Mundial.

A Holanda cravou vaga nas oitavas na liderança do Grupo A, com sete pontos. Até aqui, o time acumula uma vitória sobre Senegal, que ficou na segunda posição com seis unidades, e um empate com o Equador, além da vitória desta tarde.

O tento anotado por Gakpo fez com que o jovem se tornasse artilheiro desta edição da Copa, ao lado do equatoriano Enner Valencia e do francês Mbappé. Cada um soma três redes balançadas.

O Catar, por sua vez, já estava crente da eliminação desde a rodada passada. O time se despede da competição com nenhuma vitória e apenas um gol marcado.

A seleção holandesa agora espera seu adversário das oitavas. A equipe aguarda a definição do segundo colocado do Grupo B. A partida está marcada para acontecer no próximo sábado, às 12 horas (de Brasília), no Estádio Internacional Khalifa, em Doha.

Primeiro tempo

Os 45 minutos iniciais não foram de muitas emoções. O jogo parecia bagunçado, com a Holanda errando muitos passes e o Catar bem desorganizado.

A primeira seleção que foi ao ataque foi a holandesa, com apenas 30 segundos no marcador. Virgil lançou para Memphis no ataque. O jogador dominou, mas a bola escapou e saiu pela linha de fundo.

O placar foi mudado apenas aos 26 minutos. Gakpo recebeu pela esquerda, tabelou com categoria com Klaassen e bateu da entrada da área para estufar as redes.

Aos 39, o jovem atacante quase marca o segundo para a Holanda. Ele recebeu passe na área, passou no meio da defesa e soltou uma bomba, mas a bola passou sobre o gol e o juiz também havia marcado impedimento.

Até o apito final nenhuma outra jogada foi motivo de destaque. Entretanto, a Holanda teve a posse de bola a etapa toda, com 57% contra 29%, além de 16% em disputa.

Segundo tempo

Na volta dos vestiários o cenário foi bem diferente no duelo, logo no começo. Aos três minutos, a Holanda veio para o ataque com Memphis Depay, que recebeu e bateu para o gol. Barsham fez bela defesa, mas na sobra Frenkie de Jong não desperdiçou e aumentou a vantagem.

Cerca de 20 minutos depois, Berghuis, que tinha acabado de entrar no lugar de Klaassen, deixou o dele no embate, mas o juiz anulou. Gakpo dominou no meio de campo e passou para o camisa 11, mas a bola bateu no braço do jovem e o árbitro invalidou o tento.

Aos 36, Muntari desceu para o ataque e invadiu a área adversária em busca da bola. Porém, com muita velocidade, deu um carrinho e derrubou dois jogadores holandeses de uma vez só.

O resto do duelo foi de paciência da Holanda em segurar o resultado e manter o 2 a 0. O Catar até segurava a bola um pouco no ataque, mas a seleção classificada não se impôs e não correu perigo de abrir a defesa e ser vazada.

FICHA TÉCNICA

HOLANDA 2 X 0 CATAR

Local: Al Bayt Stadium, em Al Khor (QAT)

Data: 29 de novembro de 2022, terça-feira

Horário: 12 horas (de Brasília)

Árbitro: Bakary Gassam (GAM)

Assistentes: Elvis Noupue (CAM) e Mahmoud Ahmed Abouelregal (EGI)

VAR: Redouane Jiyed (MAR)

Cartões amarelos: Aké (Holanda)

Gols

Holanda: Gakpo, aos 26' do 1T, e Frenkie de Jong, aos 3' da 2T

HOLANDA: Noopert; Timber, Van Dijk e Nathan Aké; Dumfries, De Roomn, Frenkie de Jong (Taylor), Klaassen (Berghuis) e Blind; Gakpo e Memphis Depay (Janssen).

Técnico: Louis Van Gaal

CATAR: Barsham; Ismael Mohammed (Mohammed Waad), Pedro Miguel, Khoukhi, Hassan e Homam Ahmed; Hatim (Khidir), Madibo (Boudiaf) e Al-Haydos (Ali Asad); Akram Afif e Almoez Ali (Muntari).

Técnico: Felix Sánchez