Topo

Espanha troca quase seis vezes mais passes, mas eficiência nas finalizações pesa para vitória do Japão

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

01/12/2022 18h45

Nesta quinta-feira, o Japão passou para as oitavas de final da Copa do Mundo na primeira colocação do Grupo E. Após saírem atrás no placar, os japoneses voltaram do intervalo com outra postura e viraram a partida diante da Espanha em três minutos. O confronto foi o esperado - um domínio espanhol na posse de bola e na quantidade de passes.

Segundo números da Fifa, a equipe treinada por Luis Enrique ficou 74% do tempo com a bola e tentou 1059 passes, sendo 987 concluídos, uma taxa de acerto de 93,2%. Por outro lado, a seleção asiática obteve apenas 16% de posse (10% esteve em disputa) e acertou 173 das 237 tentativas de encontra um companheiro, ou seja, 72,9% de acerto.

Apesar de ter a bola no pé, espanhóis pecaram nas finalizações

No entanto, apesar do domínio com a bola no pé, que resultou na abertura do marcador ainda na primeira etapa, a Espanha não conseguiu transformar o comando do jogo em chances reais de gol. Ao todo, foram 13 finalizações, com apenas cinco tomando a direção do gol defendido por Gonda (38,5% de aproveitamento). Duas delas foram para fora e outras seis, interceptadas.

Por sua vez, o Japão chutou seis vezes durante a partida e acertou o alvo em três delas, exatamente a metade. Com isso, conseguiu balançar a rede espanhola em duas oportunidades, que garantiram importantes três pontos. Além disso, os outros três arremates japoneses foram para fora.

Outros números importantes destacam a eficiência do time comandado pelo técnico Hajime Moriyasu. Em todo o duelo desta quinta, a equipe nipônica finalizou duas vezes de fora da área e, em uma delas, Doan venceu Unai Simón para deixar tudo igual. Em contrapartida, mais da metade dos chutes da Espanha foram de fora (7), o que não é uma característica da seleção espanhola e que ressalta uma dificuldade dos europeus na partida.

Como ficaram as situações de Japão e Espanha no Grupo E

Com o resultado, o Japão avançou às oitavas de final como líder do Grupo E, com seis pontos. A Espanha, apesar da derrota, também se classificou para a próxima fase, mas como segunda colocada. Alemanha e Costa Rica, que se enfrentaram também nesta quinta, foram eliminadas.

O Japão agora terá pela frente a Croácia nas oitavas de final, na próxima segunda-feira, às 12 horas (de Brasília), no Estádio Al Janoub. A Espanha, por sua vez, terá pela frente o Marrocos, na terça-feira, também a partir das 12 horas, no Estádio Cidade da Educação.