Topo

Fluminense anuncia retorno do ex-atacante Fred como diretor de Planejamento Esportivo

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

01/12/2022 20h14

Na noite desta quinta-feira, o Fluminense anunciou o retorno do ídolo Fred ao clube. O ex-atacante, que encerrou sua carreira como atleta profissional vestindo a camisa tricolor em julho deste ano, será diretor de Planejamento Esportivo do clube carioca em 2023.

Em nota divulgada no site oficial, o Fluminense afirma que o ex-jogador concluiu "cursos de especialização que se aliam à experiência adquirida durante sua vitoriosa carreira", para assumir o cargo de dirigente. Dentre eles, tirou a Licença B de Treinadores pela CBF Academy e concluiu também um curso de gestão ministrado por Fernando Carvalho, ex-presidente do Internacional, que lhe rendeu o certificado de "Executivo de Futebol"

O comunicado ainda explica que Fred "será responsável pelo planejamento e integração de todas as áreas de futebol do clube, entre profissional, categorias de base e feminino".

Aliás, o ex-camisa 9 tricolor já começou os trabalhos no novo cargo de direção. Nesta quinta, ele participou de uma reunião com a diretoria e com o técnico Fernando Diniz, visando auxiliar o departamento de futebol no planejamento para a próxima temporada, na qual o clube "vai em busca de grandes títulos como a conquista da Libertadores", segundo o mesmo declara.

Além disso, em seu novo cargo, Fred também terá como atribuição representar o Fluminense em viagens de intercâmbio com equipes da Europa e o apoio em decisões de logística esportiva. Ele responderá à diretoria executiva de futebol e à diretoria do clube.

Fred em reunião com a diretoria do Fluminense e o técnico Fernando Diniz, realizada nesta quinta-feira

Números e feitos de Fred como jogador e pelo Fluminense

Ídolo da torcida do Tricolor Carioca, Fred soma títulos e marcas históricas pelo clube. Ao todo, foram 381 partidas disputadas e 199 gols marcados com a camisa do Fluminense. Assim, figura como o segundo maior artilheiro da história do time das Laranjeiras, o primeiro se considerado apenas jogos oficiais.

O ex-camisa 9 é também o maior artilheiro da história da Copa do Brasil (37 gols), o segundo maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro e o maior na era dos pontos corridos (158 gols), além de ser o terceiro brasileiro com mais gols na Libertadores (25).

Por fim, pelo Fluminense, Fred conquistou dois Brasileirões (2010 e 2012), dois Cariocas (2012 e 2022), duas Taças Guanabara (2012 e 2022) e uma Taça Rio (2020).