Topo

Marrocos vence o já eliminado Canadá e volta às oitavas da Copa após 36 anos

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

01/12/2022 13h54

Marrocos está oficialmente de volta às oitavas de final da Copa do Mundo. A equipe venceu o Canadá nesta quinta-feira por 2 a 1, com gols de Ziyech e En-Nesyri, e avançou de fase no Mundial do Catar na liderança do grupo F. Larin marcou contra para os canadenses.

Ao mesmo tempo, Croácia e Bélgica se enfrentavam pela mesma chave. Apesar do empate em 0 a 0, os croatas conseguiram se classificar para a próxima etapa na vice-liderança do grupo, com cinco pontos, dois a menos que os marroquinos.

Ziyech, que abriu o placar para Marrocos, marcou seu primeiro gol em Copas. Aliás, a seleção participa da sua sexta edição do torneio e está de volta às oitavas após 36 anos. Além deste ano, o time marcou presença em 1970, 1986, 1994, 1998 e 2018.

Pelo lado do Canadá, a equipe buscava sua primeira vitória na história dos Mundiais. No entanto, foi eliminada antecipadamente na segunda rodada ao sofrer duas derrotas: perdeu para a Bélgica por 1 a 1 e foi batida pela Croácia por 4 a 1.

Marrocos e Croácia agora esperam a definição dos classificados do grupo E. Japão e Espanha se enfrentam ainda nesta quinta, às 16 horas (de Brasília), no Estádio Internacional Khalifa. Simultaneamente, Costa Rica e Alemanha duelam no Estádio Al Bayt.

Um pé a mais na classificação marroquina

Aos três minutos o Marrocos deu mais um passo à classificação para as oitavas. A seleção tentou armar ataque pela esquerda, mas a bola acabou indo para o centro do campo. O goleiro saiu da área para afastar e fez uma lambança na defesa. Ele acabou dando um passe oportuno para Ziyech, que aproveitou e mandou para o fundo das redes.

A melhor resposta do Canadá veio aos 14 minutos. Larin desceu pela direita, passou facilmente pelos defensores e cruzou na área. Buchanan tinha ótima posição para receber o cruzamento, mas não chegou a tempo e a bola foi para a linha de fundo.

A vantagem marroquina foi ampliada não muito tempo depois. A equipe fazia um belo início de jogo e Hakimi, com uma bela visão de jogo, desempenhou com categoria a função de lançar para En-Nesyri, que partia para o ataque. O camisa 19 se encontrou entre dois marcadores, dominou a bola e chutou forte para anotar o segundo do time.

Próximo do fim, o zagueiro Aguerd contou com uma infelicidade. O canadense Larin tentou cruzar na área, mas o defensor marroquino, na tentativa de afastar o perigo, desviou para o gol e marcou contra.

Já nos acréscimos, após cobrança de falta, En-Nesyri marcou seu segundo na partida, mas o árbitro anulou o tento por interferência na ação do goleiro.

Placar administrado e volta às oitavas

Na volta dos vestiários, o Canadá voltou mais ligado e buscando jogo. O primeiro lance mais pretensioso saiu apenas aos 11 minutos. A seleção cobrou uma falta na área e Larin chegou atrasado para tentar o gol.

O desempenho regular do Marrocos decaiu na segunda etapa, nenhuma jogada perigosa foi criada e, restando 20 minutos para o apito final, a equipe quase levou o empate.

A bola foi lançada dentro da pequena área e Hutchinson cabeceou para o gol, mas a bola bateu no travessão e na linha e não entrou. O lance até foi revisado pelo VAR para uma possível confirmação de tento, mas apenas metade da bola ultrapassou a linha do alvo.

Os outros minutos disputados em campo foram de administração pelo lado de Marrocos e pressão do Canadá. No entanto, o time marroquino conseguiu segurar a vantagem e levar a vaga na primeira posição do grupo.

FICHA TÉCNICA

CANADÁ 1 X 2 MARROCOS

Local: Estádio Al Thumama, Doha

Data: 01 de dezembro de 2022 (quinta-feira)

Hora: 12 horas (de Brasília)

Árbitro: Raphael Claus (BRA)

Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (BRA) e Danilo Simon (BRA)

VAR: Julio Bascuñan (CHI)

Cartões amarelos: Hoilett, Osorio e Adekugbe (Canadá)

GOLS

Canadá: Aguerd (contra), aos 39' do 1T

Marrocos: Ziyech, aos 3' do 1T, e En-Nesyri, aos 24' do 1T

CANADÁ: Borjan; Johnston, Steven Vitória e Kamal Miller; Hoilett (Wotherspoon), Jonathan Osorio, Mark Kaye (Hutchinson) e Adekugbe (Koné); Buchanan, Cyle Larin (Jonathan David) e Alphonso Davies.

Técnico: John Herdman

MARROCOS: Bono; Hakimi, Aguerd, Saiss e Mazraoui; Amrabat, Ounahi (El Yamiq) e Sabiri (Amallah); Ziyech (Hamdallah), En-Nesyri e Boufal (Aboukhlal).

Técnico: Hoalid Regragui