Fifa esclarece validação de gol polêmico da virada do Japão sobre a Espanha
O Japão garantiu a classificação às oitavas de final da Copa do Mundo ao bater a Espanha por 2 a 1, de virada, pelo grupo E. O lance do gol que garantiu o triunfo japonês, porém, foi cercado de polêmica. Nesta sexta-feira, a Fifa esclareceu a decisão de validar o tento, usando as imagens da linha do gol.
"O segundo gol do Japão na vitória por 2 a 1 sobre a Espanha foi verificado pelo VAR para determinar se a bola havia saído de jogo. Os árbitros da partida de vídeo usaram as imagens da câmera da linha do gol para verificar se a bola ainda estava parcialmente na linha ou não", publicou a entidade em seu perfil no Twitter.
Primeiro, a Fifa mostra o lance de gol. Após lançamento na área, Kaora Mitoma recuperou a bola na linha de fundo e cruzou para finalização de Tanaka, que balançou a rede, aos oito minutos do segundo tempo.
Depois, há imagens mostrando que, do ângulo analisado, a bola ainda estava dentro das quatro linhas. "Outras câmeras podem oferecer imagens enganosas, mas com base nas evidências disponíveis, a bola não estava inteiramente fora de jogo", continuou.
Com a dificuldade de determinar a legalidade do gol dentro de campo, o árbitro esperou a revisão do VAR para confirmar o tento. Ritsu Doan foi o autor do gol de empate, antes, aos três minutos também da segunda etapa.
Na próxima fase, o Japão enfrentará a Croácia. O duelo acontece na segunda-feira, às 12 horas (de Brasília), no Estádio Al Janoub. No outro duelo do grupo, a Alemanha venceu a Costa Rica, mas ambas acabaram eliminadas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.