Estudo aponta Marcos Leonardo como o finalizador mais promissor do mundo
Um dos grandes nomes do Santos em 2022, Marcos Leonardo foi eleito o centroavante finalizador sub-20 mais promissor do futebol mundial, segundo o Observatório do Futebol do Centro Internacional de Estudos Esportivos (CIES). O estudo listou os dez melhores jogadores em cada uma das 20 categorias criadas.
As categorias nas quais cada jogador se encaixa foram determinadas por oito áreas de jogo, sendo três defensivas (defesa aérea, defesa terrestre e recuperação), quatro ofensivas (participação, chances criadas, finalização e ataque aéreo), além de distribuição de jogo.
Entre os finalizadores, Marcos Leonardo ficou à frente do francês Georginio Rutter, do Hoffenheim-ALE, do argentino Alejo Véliz, do Rosário Central-ARG, do brasileiro Vitor Roque, do Athletico-PR, do português Tiago Tomás, do Stuttgart-ALE (emprestado pelo Sporting-POR) e do francês Elye Wahi, do Montpellier-FRA.
O Menino da Vila foi avaliado pelo CIES em 37,5 milhões de euros (R$ 207,79 milhões).
2022 artilheiro
Depois de fazer gols decisivos no final do ano passado, Marcos Leonardo iniciou 2022 com mais moral com Fábio Carille, então treinador do Peixe. O atacante foi testado como titular e correspondeu bem. Nos cinco primeiros jogos da temporada, balançou as redes três vezes e deu uma assistência.
Desde então, o torcedor santista se acostumou a vibrar tentos do Menino da Vila. Ao todo, foram 21 gols em 57 partidas (52 como titular). Com isso, ele encerrou a temporada como o artilheiro do Santos. A efeito de comparação, o segundo atleta no ranking foi Léo Baptistão, com sete.
Pouca idade, mas muita maturidade
Fora das quatro linhas, o comportamento de Marcos Leonardo também chamou muita atenção. Com apenas 19 anos, o atacante foi um dos líderes do elenco e chamou a responsabilidade em diversos momentos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.