Topo

São Paulo não vê problema com excesso de estrangeiros; entenda razão

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

26/12/2022 21h30

O excesso de estrangeiros no elenco do São Paulo tem preocupado torcedores por causa do limite de cinco jogadores nascidos fora do Brasil que podem ser relacionados por partida em competições nacionais.

Atualmente o São Paulo conta com seis estrangeiros em seu elenco: Arboleda (Equador), Calleri (Argentina), Gabriel Neves (Uruguai), Galoppo (Argentina), Nahuel Ferraresi (Venezuela) e Orejuela (Colômbia). No entanto, outros dois atletas nascidos fora do Brasil podem desembarcar no Morumbi em 2023: o equatoriano Jhegson Mendez e o argentino Alan Franco.

Com uma boa chance de passar a contar com oito estrangeiros no elenco, o São Paulo tem sido alvo de questionamentos de torcedores, ressabiados com o fato de Rogério Ceni ser obrigado a deixar pelo menos três de seus atletas "forasteiros" de fora da lista de relacionados para jogos do Campeonato Paulista, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. A única competição em que não há limitação é a Copa Sul-Americana.

A diretoria do São Paulo, no entanto, não compartilha dessa preocupação. Como o time disputará quatro competições diferentes ao longo de 2023, a avaliação é de que Rogério Ceni precisa de um elenco numeroso, com diferentes opções, e que alguns atletas podem ser preservados de um jogo ou outro, abrindo espaço para outros nomes.

Veja mais: São Paulo tenta anunciar Marcos Paulo antes da virada de ano; burocracias são entrave

A ideia é montar um elenco para 2023 que mantenha o nível de competitividade, independentemente da escalação, tendo condições de chegar longe em todas as frentes justamente pela quantidade de opções que Rogério Ceni terá, ainda que elas não sejam de renome.

? São Paulo FC (@SaoPauloFC) December 26, 2022

O São Paulo tenta a contratação do argentino Alan Franco, que pertence ao Atlanta United, dos EUA, por empréstimo. Já Jhegson Mendez, que disputou a Copa do Mundo pela seleção equatoriana, tem contrato com o Los Angeles FC, também dos EUA, somente até janeiro de 2023 e pode chegar ao Tricolor de graça.