Palmeiras comemora 62 anos do seu primeiro título brasileiro
Nesta quarta-feira, o Palmeiras celebra o aniversário de uma das grandes conquistas de sua história. Há exatos 62 anos, em 1960, o Verdão conquistou a Taça Brasil, o seu primeiro título brasileiro.
No dia 28 de dezembro daquele ano, o Palmeiras encarou o Fortaleza no jogo de volta da decisão e não teve maiores dificuldades para confirmar o título. Depois de vencer por 3 a 1 no jogo de ida, em Fortaleza, o Verdão não tomou conhecimento do adversário e goleou por 8 a 2 no Pacaembu, para um público de 40 mil pessoas.
O Palmeiras conquistou o direito de participar da Taça Brasil de 1960 por ter sido campeão do Campeonato Paulista do ano anterior. Na época, a competição nacional foi disputada por 17 equipes, que se enfrentavam em sistema eliminatório, de ida e volta.
Organizadora do torneio, a CBD (atual CBF), estipulou que as Seleções Estaduais finalistas do Campeonato Brasileiro de Seleções de 1959 dariam ao clube campeão do seu respectivo estadual o direito de entrar na Taça Brasil diretamente nas semifinais. Como a Seleção Paulista (campeã) e a Pernambucana (vice) foram os finalistas, Palmeiras e Santa Cruz entraram já nas fases decisivas do torneio nacional.
Assim, o Palmeiras encarou o Fluminense na semifinal e avançou de maneira emocionante. Depois de um 0 a 0 no Pacaembu, o Verdão dirigido por Oswaldo Brandão venceu o Tricolor Carioca por 1 a 0, em pleno Maracanã, para ficar com a vaga na decisão.
Além de render o primeiro título nacional do clube, a conquista ainda assegurou a vaga inédita do Palmeiras para a Copa Libertadores do ano seguinte. Em 1961, o Verdão disputou a competição continental pela primeira vez em sua história.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.