Topo

São Silvestre atrai participantes de todo o Brasil; conheça histórias

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

30/12/2022 07h00

Na manhã deste sábado, 31 de dezembro de 2022, a São Silvestre contará, como de costume, com a presença de milhares de participantes. A Gazeta Esportiva ouviu histórias de corredores de diferentes regiões do país que viajaram para São Paulo com o intuito de participar da 97ª edição da tradicional prova.

O goiano Aricio Vieira tem experiência em corridas Brasil afora - como Itália, Espanha e Portugal -, mas disputará a São Silvestre apenas pela segunda vez. O advogado de 51 anos, morador de Rio Verde (GO), explicou por que retornará à prova em 2016, seis anos após sua única participação.

"Pela tradição da prova e por ter treinado um pouco mais, resolvi voltar e participar de mais uma edição. Fui bem, mas acho que poderia ter sido melhor. Concluí em 1h45 e, agora, tenho o desafio de conseguir um tempo melhor, em torno de 1h15 e 1h20", explicou.

"É uma prova que, no Brasil, não tem igual. Finaliza o ano, é tradicional, está quase em sua centésima edição. Quando se fala em corrida de rua, a São Silvestre é a mais tradicional do Brasil, sem dúvida nenhuma. E todo corredor de rua, amador ou profissional, é cobrado: 'Já fez a São Silvestre?'", acrescentou Vieira.

Enquanto Aricio deixou o Centro-Oeste, o alagoano Murillo Moura saiu do Nordeste para correr a São Silvestre pela quinta vez. O advogado de 33 anos, que vive em Maceió (AL), revelou que é "sempre uma emoção diferente participar" da prova, tendo em vista a data e, também, uma questão familiar.

"Comecei a correr em 2013. Tinha um colega de escritório que me incentivou. Comecei a treinar com ele e, logo depois, com a minha mãe. Meu avô é fã da São Silvestre, participou de várias. Também foi um incentivo, no ano de falecimento dele (2017), para eu me inscrever e participar", contou Murillo.

"A São Silvestre é uma das corridas mais tradicionais do Brasil e do mundo. É uma época de espírito de Natal e Ano Novo, de festas. Também serve para refletir sobre o que passou e planejar o ano que está chegando", acrescentou.

Antônio Santos, de 68 anos, participará da 97ª São Silvestre

Também nascido em Alagoas, mas na cidade de Penedo, Antônio Santos vive em São Paulo há bastante tempo e é presença constante na São Silvestre. O pintor de 68 anos pratica o atletismo há mais de quatro décadas e tem um objetivo modesto para esta edição da corrida em comparação com as anteriores.

"Comecei a correr quando estava no exército. Praticava natação e a parte do atletismo, à qual dei continuidade. Dia sim, dia não, estou correndo. Participo da São Silvestre há mais ou menos 30 anos", afirmou Antônio.

"Vou para completar o percurso. Já cheguei a fazer abaixo de 50 minutos. Agora, na minha faixa etária, faço em torno de uma hora e dez minutos", concluiu.

O cronograma de largadas da São Silvestre no sábado começará a partir das 7h25 (de Brasília), com a saída da categoria Cadeirantes. Em seguida, a partir das 7h40, será a vez da Elite feminina, ficando para a partir das 8h05 o início da Elite masculina, do Pelotão Premium, dos Cadeirantes com Guia e do Pelotão Geral. Desde a terça-feira, os inscritos já vêm retirando os kits referentes à prova.

Retirada do Kit

Datas:

27, 28 e 29 de dezembro - das 09h00 às 20h00

30 de dezembro - das 09h00 às 17h00

Local:

Palácio das Convenções do Anhembi - Hall Nobre

Av. Olavo Fontoura, 1.209, acesso pela entrada do Auditório Elis Regina (Santana - SP)

Para retirar o kit o atleta deverá apresentar:

Documento original com foto (RG, RNE, Carteira de Motorista ou Passaporte)

Sobre retirada por terceiros, consultar o item 4.1.g do Regulamento

Importante:

Não haverá entrega de kit no dia e após a Prova