Topo

Barcelona empata com Espanyol e retoma ponta, mas vê rival Real Madrid encostar

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

31/12/2022 12h33

Neste sábado, na condição de visitante, o Barcelona ficou no empate por 1 a 1 com o Espanyol, pela 15ª do Campeonato Espanhol, mas retomou a liderança da competição. O Barça está com 38 pontos, empatado com o vice-líder Real Madrid, mas leva vantagem nos critérios de desempate.

Antes da partida, os jogadores respeitaram um minuto de silêncio em homenagem a Pelé, que faleceu na última quinta-feira, aos 82 anos. Esse protocolo deve ser seguido por todos os jogos da rodada.

Agora, os comandados de Xavi enfrentam o Intercity, pela segunda rodada da Copa da Espanha. O jogo vai acontecer nessa quarta-feira, às 17h (de Brasília), no Estádio José Rico Pérez. Pelo Campeonato Espanhol, o próximo compromisso do Barça será contra o Atlético de Madrid, pela 16ª rodada, no próximo dia 8, às 17h, no Estádio Metropolitano.

O jogo

Aos sete minutos, o Barcelona abriu o placar. Após cobrança de escanteio, o zagueiro Andreas Christensen ajeitou para o lateral Marcos Alonso estufar as redes. Pouco tempo depois, o atacante Robert Lewandowski quase ampliou o placar, mas o goleiro Álvaro Fernández fez boa defesa.

Aos 33 minutos, o Espanyol chegou com perigo. O atacante Nico Melamed finalizou e a bola desviou em Sergi Roberto, antes de sair à esquerda da meta do alemão Marc-André ter Stegen.

Logo no início do segundo tempo, Lewandowski recebeu passe de Alonso e cabeceou para fora. Posteriormente, o autor do gol do Barça cometeu pênalti no atacante Joselu. Na cobrança, o camisa 9 bateu no meio e empatou a partida para o Espanyol.

Na metade do segundo tempo, o clima do jogo esquentou. Após discutir com o juiz, o lateral Jordi Alba recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Na sequência, Vinicius Souza fez falta dura no camisa 9 do Barça e também saiu do jogo mais cedo.

No final da partida, o Barcelona quase desempatou. Após levantamento na área, o Christensen testou firme para boa defesa de Álvaro Fernández. Pouco tempo depois, o goleiro novamente salvou o Espanyol, impedindo Lewandowski de balançar as redes.