Topo

Fluminense

Fluminense passou por decepção, fim do jejum e esperança em 2022

André e Fernando Diniz acenam para a torcida do Fluminense após jogo da Copa do Brasil - Thiago Ribeiro/AGIF
André e Fernando Diniz acenam para a torcida do Fluminense após jogo da Copa do Brasil Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

01/01/2023 08h00

Na expectativa de repetir ou melhorar o desempenho da Libertadores no ano anterior, o Fluminense iniciou 2022 com a decepção pela eliminação antes da fase de grupos. Para piorar, o fracasso na Sul-Americana aumentou a pressão sobre o elenco. A chegada de Fernando Diniz, porém, mudou o clube.

O Flu passou a ter um dos melhores times do Brasil e chegou a sonhar com os títulos da Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. Mesmo somente com a taça do Carioca, a equipe volta a sonhar com grandes objetivos para 2023.

Decepção na Libertadores e Sul-Americana

  • O Fluminense teve um caminho complicado na Pré-Libertadores. No entanto, após passar bem pelo Millonários-COL, os tricolores pararam no Olímpia-PAR, nos pênaltis.
  • Os cariocas venceram bem o duelo de ida no Maracanã, mas sofreram com os paraguaios em Assunção. A saída da Libertadores caiu como uma bomba nas Laranjeiras.
  • O Fluminense foi para a Fase de Grupos da Sul-Americana. Os tricolores chegaram a aplicar uma goleada de 10 a 1 no Oriente Petrolero-BOL. Só que o histórico resultado não serviu para a equipe avançar na competição.

Fim do jejum no Estadual

  • O Fluminense se viu pressionado no Campeonato Carioca. A equipe vinha com o maior jejum entre os grandes.
  • Os tricolores fizeram boa campanha e foram para a semifinal contra o Botafogo. O Fluminense sofreu, mas avançou para a decisão graças a gol no fim.
  • Na decisão, o Fluminense se impôs sobre o Flamengo. Os tricolores venceram o primeiro jogo e empataram o segundo para conquistar o título.

Sai Abel Braga e entra Fernando Diniz

  • Mesmo com o título do Estadual, o técnico Abel Braga se viu pressionado pelas atuações abaixo do esperado. A saída da Libertadores fez a torcida se voltar contra a comissão técnica.
  • Abel Braga pediu demissão. Assim, o Fluminense trouxe Fernando Diniz, retornando ao clube de onde foi demitido em 2019.
  • Rapidamente, Diniz implementou o estilo de jogo. O Fluminense passou a fazer grandes jogos e brigar pelas primeiras colocações da Série A.
  • Por fim, a classificação para a Libertadores foi celebrada pelos tricolores. O Fluminense volta a sonhar com seu primeiro título da principal competição sul-americana da temporada.

Fred se aposenta e Cano brilha

  • A temporada do Fluminense foi marcada pela aposentadoria do atacante Fred. O jogador deixou o clube carioca como um dos maiores ídolos da torcida.
  • O fim da carreira de Fred, porém não foi sentido pelos tricolores dentro de campo. Isso porque o argentino Germán Cano apareceu como seu sucessor no coração dos torcedores. Vindo do Vasco, Cano ganhou espaço rapidamente e teve sua melhor temporada na carreira. Ao todo, o argentino marcou 44 gols em 2022, sendo o artilheiro disparado do Campeonato Brasileiro.

Fluminense