Topo

Palmeiras inicia 2023 com aposta em consolidação de Endrick no elenco profissional

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

02/01/2023 06h00

Depois de uma ascensão meteórica no ano passado, o garoto Endrick ganhou a confiança do Palmeiras para se consolidar no elenco profissional em 2023. Já negociado com o Real Madrid, a joia do Verdão viverá a sua primeira temporada completa no time de cima.

Endrick encerrou 2022 com status de titular no time de Abel Ferreira, completando o trio de ataque ao lado de Dudu e Rony. Com a saída de Gustavo Scarpa, a expectativa é de manter a configuração do ataque desta maneira, com Raphael Veiga recuperado de lesão atuando como meia ofensivo.

Com o jovem cada vez mais consolidado no elenco profissional, o Palmeiras ainda viu inflar as opções na função de centroavante. Além de Endrick, o Verdão conta com Rafael Navarro, José López e Merentiel na posição. Rony, deslocado para a ponta, também pode exercer o papel.

O jogador começa 2023 como peça importante para Abel Ferreira. Por causa disso, o Palmeiras se mobilizou para pedir a liberação do jogador, que foi convocado pela Seleção Brasileira para a disputa do Sul-Americano sub-20, entre janeiro e fevereiro.

O Verdão conta com Endrick para a disputa do Campeonato Paulista e da Supercopa do Brasil neste início de temporada. Assim, o jovem centroavante se reapresenta na Academia de Futebol junto com o restante do elenco nesta segunda-feira, quando os atletas palmeirenses fazem os primeiros trabalhos presenciais.

2022 meteórico

Aos 15 anos, Endrick iniciou a temporada passada como protagonista do título inédito do Verdão na Copa São Paulo de Futebol Jr. Depois, ele viveu um ano mágico. Encerrou a passagem pelo sub-17 com a conquista da Copa do Brasil da categoria, assinou o seu primeiro contrato profissional com o clube, fechou o ciclo na base com o título do Brasileiro sub-20 e deu os seus primeiros passos na equipe de Abel Ferreira.

As aparições na equipe profissional foram imponentes. Endrick precisou de poucos jogos para marcar os seus primeiros gols. Dois deles contra o Athletico-PR, na 34ª rodada, que foram fundamentais para o Verdão confirmar o título brasileiro poucos dias depois.

No total, foram sete jogos pela equipe profissional, com três gols marcados e uma assistência. O desenvolvimento fora da curva do jogador fez as equipes europeias correrem para fechar a sua contratação. Com a concorrência de Paris Saint-Germain e Chelsea, quem levou a melhor foi o Real Madrid.

Mesmo já acertado com o clube espanhol, Endrick só embarca de maneira definitiva para o futebol europeu em julho de 2024, quando completa 18 anos. Até lá, o centroavante segue por mais uma temporada e meia no Palmeiras.