Embaixador da Nigéria vai a velório e relembra dia que Pelé parou a guerra
Embaixador da Nigéria no Brasil, Muhammad Makarfi Ahmad marcou presença no velório de Pelé, nesta segunda-feira, na Vila Belmiro. A autoridade enalteceu o ex-jogador e destacou o seu e choque com a morte do Rei.
"Minhas condolências à família do Pelé. É uma enorme perda para todo o mundo. Na Nigéria, nós celebramos Pelé há 40 anos anos, desde a nossa independência. Ele é um ícone para o esporte e para o futebol no mundo inteiro", disse.
"A perda do Pelé foi um choque para nós. Foi um choque para o mundo inteiro. Por isso nossas condolências para a família do Pelé e para o povo do Brasil. Nós rezamos porque o povo da Nigéria é fã do Pelé", completou.
Pelé fez história na Nigéria ao parar uma guerra. O fato ocorreu na cidade de Benin, em 1969. Na oportunidade, o Peixe viajou a convite do governo nigeriano para uma zona de conflito, e jogou uma partida amistosa com a seleção do Centro-Oeste do país africano.
O jogo terminou com vitória santista por 2 a 1, com gols de Edu e Toninho Guerreiro. O placar, no entanto, pouco importou, e ficou marcado os nigerianos terem interrompido a guerra para lotar os estádio e acompanhar, de perto, o "time do Rei do futebol".
"Ele foi à Nigéria várias vezes. Na primeira vez dele lá, sua presença fez a guerra civil ser paralisada. Parou pelos dias que o Pelé iria jogar na Nigéria. E isso (intercâmbio) continua, já que Santos visitou a Nigéria há alguns semanas e estiveram no mesmo campo que Pelé jogou", completou Muhammad Makarfi Ahmad.
Recentemente. inclusive, o Santos realizou uma viagem pela Nigéria para relembrar a história, O Alvinegro Praiano foi representado por pelos ex-jogadores Edu e Manoel Maria.
O clube recebeu o convite após a realização do evento de estreia do terceiro uniforme, que aconteceu no dia 27 de setembro, na Vila Belmiro, e faz parte da campanha Santos do Mundo, que tem como objetivo internacionalização da marca e que promove uma série de ações no exterior. Na ocasião autoridades que representam países africanos, entre elas Shehu Yusuf, Ministro-Conselheiro da Nigéria, estiveram na ação, que começou no Memorial das Conquistas e terminou com uma grande festa em campo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.