Topo

Palmeiras

Palmeiras inicia 2023 com um terço do elenco formado nas categorias de base

Endrick, atacante, é um deles - Alexandre Schneider/Getty Images
Endrick, atacante, é um deles Imagem: Alexandre Schneider/Getty Images

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

04/01/2023 07h00

O Palmeiras iniciou as primeiras atividades na Academia de Futebol nesta semana. O elenco comandado por Abel Ferreira se reapresentou com 30 atletas e, sem contratações até agora, os reforços vindos da base são as grandes novidades.

No total, sete atletas entre 16 e 20 anos passam a integrar o elenco profissional de maneira definitiva a partir de 2023. Vanderlan, Endrick e Giovani já tinham presença constante na reta final da temporada e foram incorporados ao time principal junto com Naves, Garcia, Fabinho e Jhon Jhon, que encerram o ciclo na base disputando o último ano de sub-20 em 2022.

Assim, junto com Vinícius Silvestre, Danilo e Gabriel Menino, o Palmeiras tem 10 jogadores do elenco profissional formados no clube. Este número representa um terço dos 30 atletas que compõem o time de Abel Ferreira. O número poderia ser ainda maior, mas o clube negociou o atacante Wesley e o lateral-esquerdo Lucas Esteves nesta janela de transferências.

A aposta nas categorias de base tem sido uma filosofia do clube nos últimos anos, intensificada após a revelação de Gabriel Jesus. Desde então, as Crias da Academia passaram a ganhar mais oportunidades no elenco profissional.

Todos os sete jogadores que passaram a integrar o elenco profissional de maneira definitiva nesta temporada já tiveram passagens pelo elenco de Abel Ferreira em 2022. Entre eles, Vanderlan foi o atleta que mais atuou, com 16 jogos. Já Endrick foi quem teve maior protagonismo, com três gols e uma assistência em apenas sete jogos. Enquanto isso, Giovani disputou seis partidas, o mesmo número de jogos do volante Fabinho.

Já os demais atletas receberam poucas oportunidades durante o ano. O lateral-direito Garcia participou de cinco jogos, enquanto Naves disputou duas partidas, e Jhon Jhon apenas uma.

Palmeiras