Topo

Santos

Santos limpa elenco às vésperas da estreia na temporada; veja todas saídas

Luan, do Santos, em jogo contra o Botafogo pelo Brasileirão -  Thiago Ribeiro/AGIF
Luan, do Santos, em jogo contra o Botafogo pelo Brasileirão Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

11/01/2023 07h00

Depois de uma temporada decepcionante, o Santos realizou uma grande reformulação em seu elenco para 2023. A diretoria contratou cinco reforços e librou diversos jogadores que não estavam sendo utilizados.

Até o momento, o Peixe já acertou 12 saídas. Veja a seguir quem já deixou a Vila Belmiro.

Carlos Sánchez

Carlos Sánchez - CAIO ROCHA/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO - CAIO ROCHA/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO
Carlos Sánchez comemora gol do Santos contra o Fortaleza no Brasileirão
Imagem: CAIO ROCHA/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

Maior artilheiro estrangeiro do Alvinegro Praiano, com 32 gols, Sánchez se despediu da equipe paulista na última semana. O meia solicitou a antecipação do fim do vínculo, que ia até 22 de julho de 2023, abrindo mão dos vencimentos que tinha a receber. Livre no mercado, ele assinou com o Peñarol, do Uruguai.

Ao todo, o uruguaio disputou 161 jogos, balançou as redes 32 vezes e deu 22 assistências pelo time.

Em sua última temporada pelo Santos, porém, ele sofreu com lesões e entrou em campo em apenas 21 oportunidades (dez como titular). Além disso, deu três passes para tentos.

Madson

madson - Fernando Moreno/AGIF - Fernando Moreno/AGIF
Madson sentiu uma lesão e precisou ser substituído em Atlético-MG x Santos
Imagem: Fernando Moreno/AGIF

Madson iniciou sua trajetória no Santos no início de 2020, vindo do Grêmio. O jogador foi titular por um bom tempo na equipe, mas vinha de um período de desgaste com o torcedor, que vaiou o atleta no empate com o Avaí na reta final do Brasileirão. Pelo Peixe, o lateral-direito possui 127 jogos, com 14 gols anotados.

Auro

O lateral-direito chegou ao Santos em meados de fevereiro, vindo do Toronto FC, assinando um contrato de empréstimo até o final da temporada. O jogador chegou a pedido de Edu Dracena, executivo de futebol do Peixe na época.

Auro não se destacou no Santos, com 15 jogos (10 como titular) e nenhum gol ou assistência. Ao longo da temporada, o jogador de 26 anos sofreu com problemas físicos.

Bruno Oliveira

Bruno Oliveira não teve tanta minutagem em 2022. O meia chegou ao clube no início da temporada, vindo de empréstimo da Caldense. Ao todo, o jovem de 24 anos atuou em 23 oportunidades pelo Santos (seis como titular), sem gols e com uma assistência.

Luan

luan - Fernando Moreno/AGIF - Fernando Moreno/AGIF
Luan faz sua estreia pelo Santos na partida contra o América-MG, pelo Brasileirão
Imagem: Fernando Moreno/AGIF

O meia chegou ao Santos no início de agosto, buscando recuperar sua forma técnica e física. O seu começo na Vila até pareceu animador, mas o atleta não conseguiu a confiança da comissão técnica e de grande parte da torcida. Luan chegou a dar uma assistência em seu segundo jogo, contra o Goiás, e anotou um tento na vitória por 2 a 0 contra o Athletico-PR.

Depois disso, porém, o jogador nunca mais se destacou em campo e não foi titular absoluto com Orlando Ribeiro. Ao todo, foram oito jogos (quatro como titular), um gol marcado e uma assistência.

Jhojan Julio

Contratado por empréstimo da LDU, do Equador, Jhojan Julio não conseguiu se firmar no Santos e foi devolvido ao clube equatoriano. O meia-atacante disputou 21 jogos pelo Peixe. No entanto, o desempenho não foi o esperado e o atleta perdeu espaço no decorrer da temporada. No clube paulista, marcou apenas um gol e deu duas assistências.

Bryan Angulo

A passagem do atacante pelo time alvinegro foi discreta. Ele nunca correspondeu às expectativas. No total, foram apenas cinco gols em 24 jogos, além de uma assistência.

O novo contrato de Angulo com o Emelec será válido por duas temporadas. Em sua primeira passagem pela equipe, ele anotou 67 tentos em 152 partidas, chegando inclusive a ser convocado para defender a seleção do Equador. O jogador também atuou por Cruz Azul e Tijuana, ambos do México.

Jobson

jobson - Marcello Zambrana / AGIF - Marcello Zambrana / AGIF
Jobson abriu o placar para o Santos no Morumbi
Imagem: Marcello Zambrana / AGIF

O volante chegou ao Peixe em 2019, mas nunca conseguiu se firmar. A sua melhor temporada pelo clube foi em 2020, quando entrou em campo 36 vezes.

Em janeiro 2021, o volante comprometeu o ligamento cruzado anterior e também o menisco lateral em janeiro de 2021. Após quase 10 meses de tratamento, ele voltou a ficar à disposição em outubro. Porém, logo no seu retorno aos gramados, ele voltou a se lesionar. Desta vez, o problema foi uma tendinite no tornozelo direito.

Ao todo, Jobson soma 44 partidas e três gols pelo Santos.

Wagner Leonardo

Revelado no Santos, o zagueiro nunca conseguiu se firmar entre os profissionais. Com isso, ele foi emprestado diversas vezes. Ele já passou por Náutico, Fortaleza e Cruzeiro. Agora, ele assinou com o Portimonense, de Portugal.

Pelo Santos, Wagner Palha, como é conhecido, soma 40 aparições e uma bola na rede. Ele até começou bem a sua segunda passagem pelo Peixe, em 2021, mas caiu de rendimento e acabou virando reserva.

Guilherme Nunes

Guilherme Nunes foi revelado nas categorias de base do Alvinegro Praiano, porém conviveu com vários empréstimos e pouco conseguiu atuar com a camisa do clube do litoral paulista. Foram apenas 13 aparições.

Felippe Cardoso

Felippe Cardoso - Ivan Storti/Santos FC - Ivan Storti/Santos FC
Felippe Cardoso disputa lance em partida do Santos contra Ferroviária
Imagem: Ivan Storti/Santos FC

O atacante participou apenas de 11 jogos e anotou um gol pelo Santos. Ele estava emprestado ao Vegalta Sendai, do Japão, nas últimas duas temporadas e acertou a sua rescisão com o Peixe na última semana. O contrato com era válido até outubro de 2023.

Andrey Quintino

O Santos também acertou o empréstimo do atacante Andrey Quintino, de 20 anos, para o Ituano até o dia 3 de julho de 2023. O Menino da Vila nunca atuou no profissional.

Incertezas

A diretoria ainda busca definir o futuro de três jogadores que não estão nos planos de Odair Hellmann. São eles: Allanzinho, Tailson e Willian Maranhão.

Santos