Topo

Copa São Paulo - 2023

Com dois golaços, Sport vence Cruzeiro e avança para as quartas na Copa São Paulo

Jogador do Sport comemora classificação sobre o Cruzeiro na Copinha - Reprodução/Sportv
Jogador do Sport comemora classificação sobre o Cruzeiro na Copinha Imagem: Reprodução/Sportv

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

16/01/2023 21h26

A Copa São Paulo de Futebol Júnior chegou nas oitavas de final nesta segunda-feira e o Cruzeiro encarou o Sport. Na Arena Fonte Luminosa, os nordestinos saíram na frente do placar, não deram chances para os mineiros empatarem e venceram por 2 a 1, com gols marcados por Deyvson e Gean. Ruan Índio descontou para a Raposa.

O Sport segue invicto no torneio e, nas quartas de final, tem pela frente o Goiás, que derrotou o Novorizontino por 4 a 1 nesta segunda-feira. Na fase de grupos, em que enfrentou Comercial, Inter de Limeira e Volta Redonda, os nordestinos conseguiram duas vitórias e um empate, o que lhes rendeu a liderança. Na terceira fase, bateram o Zumbi-AL por 3 a 0. Na sequência, eliminaram o Corinthians por 2 a 1. Com a classificação, o Leão da Ilha iguala sua melhor campanha na Copinha.

O Cruzeiro dá adeus a Copa São Paulo com cinco vitórias em seis jogos. No Grupo 10, os mineiros derrotaram Capivariano, Penapolense e Comercial-MS, garantindo a liderança. Nas fases seguintes, bateram o Paraupebas, por 3 a 1, e o Cuiabá, por 2 a 1. Com a eliminação, o desempenho nesta edição do torneio acaba sendo pior que o do ano passado. Em 2022, a Raposa foi até as quartas de final, quando perdeu para o São Paulo por 2 a 1.

A grande oportunidade para abrir o placar surgiu aos 18 minutos da primeira etapa, a favor do Cruzeiro. Os mineiros tentaram um cruzamento, a bola bateu no braço do defensor e o pênalti foi assinalado. O capitão Jhosefer foi para a cobrança e bateu no canto oposto do goleiro, mas tirou muito do gol e a finalização passou à esquerda da meta.

O Sport, por outro lado, não desperdiçou a chance que teve. Aos 35 minutos, os nordestinos conseguiram uma falta da entrada na área. Deyvson assumiu a responsabilidade e bateu com muita classe. A bola passou por cima da barreira e morreu no canto direito do gol do Cruzeiro para inaugurar o marcador.

Apenas 7 minutos depois da volta do intervalo, o Sport ampliou sua vantagem. Gean recebeu na lateral esquerda da área e partiu para cima do marcador. O atacante cortou para dentro e marcou um golaço, com um chute colocado no canto direito. O camisa 7 ofereceu perigo novamente aos 22, quando carregou para a linha de fundo e bateu cruzado. Depois de um desvio, a bola passou por todo mundo e saiu à direita da trave.

A resposta do Cruzeiro veio aos 35 minutos. Robert disparou com a bola pela direita e tocou para Denilson. O atacante cruzou da linha de fundo e o Ruan Índio subiu entre os marcadores na segunda trave para estufar as redes com uma finalização de cabeça. Os mineiros seguiram pressionando e chegaram perto de empatar aos 44, mas o chute de Denílson explodiu na defesa. Apesar da busca pelo gol, a partida acabou com o Sport na frente.