Topo

Santos

Santos vence o Água Santa com um a menos e vai às quartas da Copinha

Zabala fez o gol do Santos na partida contra o Água Santa, pela Copinha - Ivan Storti/SantosFC
Zabala fez o gol do Santos na partida contra o Água Santa, pela Copinha Imagem: Ivan Storti/SantosFC

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

17/01/2023 16h57

O Santos sofreu, mas derrotou o Água Santa nesta terça-feira, por 1 a 0, em Diadema, e avançou às quartas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O único gol da partida foi marcado pelo zagueiro Zabala, ainda no primeiro tempo.

  • O Peixe abriu o placar cedo e parecia ter controle sobre o resultado, mas viu Balão ser expulso na etapa final e se complicou na partida. Mesmo assim, suportou o volume adversário e manteve vivo o sonho de conquistar o seu quarto título da Copinha. O volante, por sua vez, desfalca a equipe no próximo compromisso.
  • Outra notícia alarmante para o time foi a baixa de Deivid, centroavante titular, que voltou a sentir um desconforto na coxa e ficou de fora do embate. Ele foi substituído por Gabriel Miranda e será reavaliado para a sequência do campeonato.
  • Na próxima fase do torneio, os Meninos da Vila encaram o vencedor do duelo entre Ibrachina e Fortaleza. A definição ocorre ainda nesta terça, às 19h30 (de Brasília), em Santo André.

Atual vice-campeão, o Santos soma até o momento cinco vitórias e apenas uma derrota em seis compromissos disputados na competição. A equipe de Orlando Ribeiro busca quebrar um jejum de quase nove anos sem vencer o torneio de base mais tradicional do Brasil.

Já o Água Santa se despede da Copa São Paulo com três triunfos, um empate e duas derrotas, até a eliminação. O Netuno havia despachado o Atlético-MG na fase anterior, em disputa de pênaltis.

Como foi o jogo?

  • O Santos começou levando perigo ao gol adversário com Gabriel Miranda, substituto de Deivid Washington, logo aos 2 minutos. O jogador bateu colocado de fora da área e viu a bola passar raspando o travessão. Aos 10, foi a vez de Ivonei cobrar falta e obrigar Matheus Novaes a fazer boa defesa.
  • Aos 14 minutos, contudo, o Netuno não resistiu à pressão santista e viu o Peixe abrir o marcador com Zabala. O zagueiro boliviano completou cruzamento de Patati, em escanteio, e colocou de cabeça para o fundo das redes. Na comemoração, o atleta fez uma letra M com as mãos, em homenagem ao compatriota Miguelito, que perdeu a mãe esta semana.

  • O Água Santa respondeu na sequência, aos 16. Fabrício arriscou de longe e quase surpreendeu Edu Araújo, que ainda tocou na bola para evitar o gol. Aos 35, Fabrício chutou novamente, mas o goleiro agarrou em dois tempos.
  • Os Meninos da Vila tiveram chances de ampliar o marcador no início da etapa final, mas não converteram. O jogo ficou complicado para o Peixe aos 16 minutos, quando Balão acertou o adversário em disputa aérea, recebeu o segundo amarelo e foi expulso de campo.
  • Mesmo assim, o Santos não se intimidou e quase aumentou a vantagem aos 25, quando Netinho cruzou rasteiro e o zagueiro Derick apareceu na área para finalizar a acertar o travessão. Aos 36 minutos, foi a vez do Netuno levar perigo com Breno, que subiu sozinho após lançamento na área e cabeceou muito perto da trave.

O Água Santa chegou a reclamar de um pênalti não marcado aos 44 minutos, quando Thiago Balieiro interceptou a bola e os adversários alegaram toque de mão. O árbitro, porém, entendeu que a bola encostou na barriga e não apitou o lance.

Santos