Topo

Justiça da Catalunha atende pedido do Barcelona e manda LaLiga registrar novo contrato de Gavi

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

31/01/2023 12h36

O 10º Tribunal do Comércio de Barcelona aceitou nesta terça-feira o pedido do Barcelona e mandou a Liga Espanhola de Futebol (LFP), mais conhecida como LaLiga, a registrar o novo contrato do meia Gavi com o clube catalão para que ele possa ser estabelecido de vez como jogador do elenco principal.

A decisão foi informada pelo próprio Barcelona em nota oficial publicada no site do time. A aprovação do vínculo do atleta de 18 anos era tratado com urgência devido ao fechamento da janela de transferências europeia, que acontece nesta terça-feira.

Segundo o comunicado, o pedido realizado pelo clube se deu pelo fato da liga responsável pelo Campeonato Espanhol ter rejeitado a tentativa do Barça em registrar Gavi, na semana passada. Até a "adoção da incomum medida provisória" por parte da Justiça da Catalunha, o meio-campista era considerado jogador das categorias de base.

Ainda de acordo com a publicação do Barcelona, a equipe catalã considera "que se encontravam reunidos todos os requisitos necessários" para a inscrição do meia espanhol, apesar da recusa de LaLiga. Até por isso, noticia o clube, o Tribunal aceitou o pedido.

Xavi comemora registro do contrato de Gavi com o Barcelona

Em coletiva de imprensa nesta manhã, véspera da partida entre Betis e Barcelona pela 17ª rodada atrasada do Campeonato Espanhol, o técnico Xavi comemorou a decisão da corte catalã. Gavi pode ser relacionado e escalado normalmente para o confronto desta quarta.

"Sobre lei sou fraco, mas é uma grande notícia para nós. Era um dos objetivos desta janela. Agora parece que a bola está no telhado de LaLiga, porque um juiz nos deu razão", afirmou o treinador.

Por fim, o Barcelona encerra a nota reiterando a autoridade da Liga Espanhola de Futebol como organizadora e responsável pelas competições nacionais na Espanha, mas considera necessária a medida para evitar danos "graves e irreparáveis" ao time.

"A decisão reconhece a autoridade da LFP e considera que há um princípio de legitimidade na reclamação do FC Barcelona e que a não inscrição do jogador antes do final da janela de transferências implicaria a livre agência dos jogadores e, portanto, causaria danos graves e irreparáveis ??ao FC. Barcelona", finaliza.

Com apenas 18 anos, Gavi acumula 75 partidas com a camisa da equipe principal do Barcelona, além de três gols e dez assistências. O meio-campista estreou profissionalmente em agosto de 2021, aos 16 anos. Ele é o atual vencedor do Prêmio Kopa e Golden Boy, que premiam o melhor jogador sub-21 do mundo.