Topo

Paulista - 2023

FPF define arbitragem de Corinthians x Palmeiras no Paulistão

Raphael Claus apitará a partida e terá Marcio Henrique de Gois no VAR - Robson Mafra/AGIF
Raphael Claus apitará a partida e terá Marcio Henrique de Gois no VAR Imagem: Robson Mafra/AGIF

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

13/02/2023 18h42

A FPF (Federação Paulista de Futebol) definiu o árbitro e o VAR do clássico entre Corinthians e Palmeiras, válido pela 9ª rodada do Campeonato Paulista. A partida acontece nesta quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), na Neo Química Arena.

Pela segunda vez consecutiva, o dono do apito no Derby será o experiente Raphael Claus. Já o responsável pelo VAR será Marcio Henrique de Gois. A designação de ambos para o clássico aconteceu em Audiência Pública transmitida de forma online nos canais da FPF.

Claus trabalhou no último encontro entre as equipes, em agosto do ano passado, válido pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o Palmeiras levou a melhor e venceu por 1 a 0, com gol contra do volante Roni.

Algumas das decisões daquele Derby foram questionadas pelos dois lados do confronto. Os palmeirenses ficaram na bronca por uma entrada de Roger Guedes em Gustavo Gómez. Raphael Claus aplicou cartão amarelo para o corintiano e manteve a sua decisão mesmo após rever o lance no VAR. Já os corintianos pediram um pênalti no fim da partida, cobrando um toque de mão de Murilo dentro da área. A arbitragem nada marcou.

No ano passado, Raphael Claus trabalhou em quatro partidas do Palmeiras no Campeonato Paulista, sendo duas delas em clássicos contra Santos e São Paulo. Já pelo Brasileirão, ele foi o árbitro em três partidas do Verdão. Além do Derby já citado, ele apitou outro Choque-Rei, além do duelo contra o Red Bull Bragantino.

Por outro lado, Claus trabalhou em poucos jogos do Corinthians em 2022. No Paulistão, ele só apitou um jogo do Timão, contra o Mirassol, na Neo Química Arena. Já pelo Brasileirão, além do Derby em Itaquera, o árbitro esteve presente no duelo contra o Red Bull Bragantino, pela quinta rodada.