Topo

Palmeiras

Rony detalha nova função no Palmeiras e conversa com Endrick sobre jejum

Rony comemora gol do Palmeiras contra o Corinthians, em partida do Paulistão. - JHONY INACIO/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO
Rony comemora gol do Palmeiras contra o Corinthians, em partida do Paulistão. Imagem: JHONY INACIO/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

21/02/2023 07h00Atualizada em 21/02/2023 09h25

Acostumado a balançar as redes ao atuar na função de falso 9 sob comando de Abel Ferreira no Palmeiras, o atacante Rony precisou se readaptar à ponta neste início de temporada. Com Endrick alçado ao time titular, o ataque do Verdão foi reconfigurado.

À Gazeta Esportiva, Rony falou sobre o novo trio de ataque formado por ele, Dudu e Endrick. Ao detalhar o funcionamento do esquema, ele citou as variações e a liberdade concedida por Abel Ferreira em relação às movimentações, para dificultar a vida das defesas adversárias.

"Tem algumas variações que o professor sempre pede para a gente. Ali, procuramos revezar ao máximo. Eu vinha fazendo a função de falso 9 no ano passado. Como o Endrick chegou, estamos alternando muito. A gente não tem um posicionamento fixo ali na frente. Procuramos nos movimentar ao máximo para dar trabalho à equipe adversária. Felizmente isso vem dando certo. É continuar fazendo isso para que ajudar a equipe a vencer", falou o jogador.

Artilheiro do Palmeiras em 2022, com 23 gols, ao atuar pelo corredor central, Rony tem iniciado as partidas aberto pela ponta. Em alguns momentos, alterna com Dudu, mas também tem liberdade para se aproximar de Endrick, dando mais volume ofensivo por dentro.

Foi nesse movimento que Rony anotou um dos gols no empate com o Corinthians, na 9ª rodada do Paulistão. Com dois tentos no Dérbi, ele já se igualou a Raphael Veiga na artilharia da equipe neste ano, com quatro bolas na rede.

Conselhos a Endrick

Autor de cinquenta gols pelo Palmeiras, Rony vive um momento bem diferente do seu início no Palmeiras. Sob críticas, o atacante demorou 22 jogos para anotar o seu primeiro gol, vivendo um jejum que o incomodou.

Agora, quem vive um período sem marcar gols é o garoto Endrick, de apenas 16 anos. Depois de chegar ao profissional do Palmeiras no ano passado e marcar três vezes em sete jogos, a joia do Verdão já chega a nove partidas sem balançar as redes em 2023.

Hoje mais experiente e uma das referências do elenco, Rony revelou também como tem sido a conversa com Endrick para tranquilizar o garoto revelado nas categorias de base do clube.

"A gente procura orientar da melhor maneira possível. Temos exemplos de vários jogadores que chegaram no clube e tiveram um começo um pouco difícil. Mas a gente sempre fala que é continuar trabalhando, com a cabeça boa. Ele sabe que no momento certo as coisas vão acontecer, como já aconteceu com ele no profissional", disse Rony.

"Ele não deixou que as coisas atrapalhassem. A gente conversa quando tem oportunidade, mas é só continuar o que ele está fazendo. Isso é normal, e é lógico que ele não pode deixar que isso atrapalhe no trabalho dele. A gente procura conversar da melhor maneira possível e quando tiver oportunidade nós vamos ajudar ele com certeza", completou.

Uma nova oportunidade para Endrick quebrar o jejum de gols e Rony ampliar a artilharia será nesta quarta-feira, quando o Palmeiras encara o Red Bull Bragantino pela 10ª rodada do Campeonato Paulista. O duelo acontece no Allianz Parque, a partir das 21h35 (de Brasília).

Palmeiras