Fora das quartas e chance na semi: entenda a lesão de Renato Augusto, do Corinthians
O meio-campista Renato Augusto não tem quase nenhuma chance de atuar nas quartas de final do Campeonato Paulista pelo Corinthians, no próximo domingo. No entanto, com a realização de avaliações diárias da dor, a possibilidade de ele estar à disposição de Fernando Lázaro em uma eventual semifinal é grande.
O jogador teve um estiramento no ligamento colateral medial do joelho direito constatado em exame de imagem realizado na última segunda-feira e divulgado pelo clube nesta terça.
Segundo apurado pela Gazeta Esportiva, o grau da lesão de Renato é 1, ou seja, a mais simples, advinda de uma pancada e não de torção, o que poderia agravar o problema.
De acordo com profissionais de dentro do clube ouvidos pela reportagem, não houve nenhuma ruptura, apenas um "pequeno estiramento ligamentar" e, ainda, não no ligamento principal do joelho. Esse local é mais sentido quando se "estica" a região, principalmente quando se gira a perna.
Diante disso, a escala da dor do jogador é o guia nas avaliações diárias. A recuperação é muito individual, de atleta para atleta, por isso é até perigoso prever um tempo de retorno. Cada um reage de uma forma diferente aos estímulos.
Ainda assim, a reportagem apurou que, geralmente, a lesão de grau 1 leva de uma a três semanas de tratamento enquanto a de grau 3 (a máxima) é de seis a oito semanas, em média. Reforçando, o estiramento de Renato Augusto é a mais simples, de grau 1, sem torção. Portanto, o tratamento será convencional e respeitará a dor do atleta.
As quartas de final do Paulistão acontecerão no próximo domingo, contra o Ituano, apenas sete dias após a lesão ligamentar no joelho.
Já uma eventual semifinal, caso o Corinthians passe pelo Galo de Itu, ocorrerá ou no dia 18 ou 19 de março, ou seja, cerca de 15 dias após a lesão, aumentando consideravelmente a possibilidade da presença de Renato em campo.
Renato Augusto esteve presente em dez dos 12 jogos do Timão na primeira fase do Paulistão, com um gol marcado e três assistências contabilizadas. Coincidentemente ou não, o time só perdeu nas suas duas únicas ausências no ano.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.