Topo

São Paulo

Ceni no gol e Muricy: a última vez que o São Paulo mandou jogo na casa do Palmeiras

Muricy Ramalho e Rogério Ceni trabalharam juntos em diversas ocasiões pelo São Paulo - Leonardo Soares/Folhapress
Muricy Ramalho e Rogério Ceni trabalharam juntos em diversas ocasiões pelo São Paulo Imagem: Leonardo Soares/Folhapress

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

11/03/2023 08h00

A FPF (Federação Paulista de Futebol) confirmou na última segunda-feira que o São Paulo mandará a partida contra o Água Santa, pelas quartas de final do Campeonato Paulista, no Allianz Parque, casa do Palmeiras. A bola rola a partir das 20h (de Brasília).

O Tricolor não poderá utilizar seu estádio para este jogo, o Morumbi, pois o mesmo estará fechado para receber shows da banda Coldplay. O clube, então, repetirá um cenário um tanto quanto comum em sua histórias, mas que não acontece desde 1995.

Naquele ano, o time mandou um compromisso seu na casa palmeirense pela última vez, desde então. Não era a moderna arena dos dias atuais, mas sim o Palestra Itália, ou Parque Antártica. Na ocasião, foi derrotado pela Portuguesa, por 2 a 1, em encontro válido pela quarta rodada do Paulistão.

A Lusa venceu a partida com gols de Jorginho e Tiba. Já o único tento tricolor foi marcado por Caio Ribeiro. No entanto, chama atenção naquele jogo a presença em campo de dois ídolos do São Paulo, mas que hoje ocupam outros cargos à frente do clube.

O primeiro deles, o atual técnico Rogério Ceni, estava debaixo das traves. Ele era reserva de Zetti, à época, mas atuou como titular naquela data.

O coordenador de futebol Muricy Ramalho, por sua vez, comandou o time como interino de Telê Santana. Posteriormente, ele também marcaria época com a camisa do São Paulo como treinador efetivo, acumulando diversos títulos.

A escalação do Tricolor naquele duelo foi: Rogério Ceni; Cláudio, Júnior Baiano, Rogério Pinheiro e André Luiz; Donizete Oliveira, Axel, Juninho Paulista e Sierra; Palhinha e Bentinho.

Aquela, contudo, não foi a única oportunidade que a equipe do Morumbi utilizou as dependências alviverdes. Um levantamento de Michael Serra, historiador do São Paulo, registra que o clube já realizou 69 partidas no estádio do rival.

Desta vez, o Tricolor irá a campo por uma vaga nas semifinais do Paulista de 2023. O embate com o Água Santa será disputado em jogo único, portanto, caso o empate prevaleça ao fim dos 90 minutos, o vencedor será definido nas penalidades.

São Paulo