Com Brasil interessado, Fifa abre processo de candidatura para sediar Copa feminina
Classificação e Jogos
A Fifa abriu, nesta quinta-feira, o processo de candidatura para os países que desejam sediar a próxima Copa do Mundo feminina, em 2027. A federações têm até o dia 21 de abril para manifestar seu interesse, e o Brasil já demonstrou que deseja sediar a competição.
Em seu site oficial, a maior entidade do futebol do mundo afirma que deu início ao "processo mais sólido e exaustivo" da história do Mundial feminino. A previsão é que a nomeação oficial do local seja em 17 de maio de 2024 - neste ano, entre julho e agosto, seleções do mundo todo se encontram na Nova Zelândia e Austrália para a nona edição do torneio.
No início de março, a Ministra do Esporte, Ana Moser, confirmou que o governo brasileiro irá apresentar a candidatura sediar a competição em 2027. O Brasil busca já sediou as Copas do Mundo de 1950 e 2014 no futebol masculino e as Copas Américas femininas de 1991 e 1995.
"Estamos conversando com os parceiros, com a CBF e desenhando uma possibilidade de o Brasil pleitear a sede da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027", disse a ministra ao programa Sem Censura, da TV Brasil, na ocasião.
Processo de candidatura
Processo decisório: o Conselho da entidade selecionará no máximo três candidatos e, em seguida, o Congresso indicará o organizador ou organizadores por meio de votação aberta.
Grupo de trabalho de avaliação de candidatos: a Fifa estabelecerá um grupo de trabalho que analisará todas as candidaturas apresentadas para a Copa do Mundo Feminina de 2027. O Conselho aprovará a composição do referido grupo de trabalho assim que as federações candidatas forem confirmadas.
Medidas adicionais de integridade: uma empresa de auditoria independente será nomeada para supervisionar se a Fifa cumprirá os princípios e procedimentos do processo de indicação e, além disso, cada federação candidata indicará uma pessoa responsável pelo processo de candidatura e ética para supervisionar o cumprimento das regras do processo de apresentação de candidaturas.
Segundo a Fifa, o processo para sediar o Mundial em 2027 mantém todos os elementos essenciais do utilizado para a Copa de 2023, como a publicação de conteúdos e documentos importantes, a inclusão de códigos de conduta estritos e a aplicação de um modelo de avaliação abrangente.
Datas importantes
21 de abril de 2023: prazo para apresentação das declarações de interesse em sediar a Copa do Mundo Feminina;
19 de maio de 2023: as federações confirmarão seu interesse em sediar a Copa do Mundo Feminina, apresentando o acordo de candidatura;
Agosto de 2023: um seminário sobre candidaturas e um programa de observadores serão realizados durante a Copa de 2023;
8 de dezembro de 2023: as federações apresentarão suas candidaturas à Fifa;
Fevereiro de 2024: a Fifa organizará visitas de inspeção aos países candidatos;
Maio de 2024: o relatório de avaliação da candidatura da Fifa será publicado;
17 de maio de 2024: o Conselho da Fifa selecionará os candidatos;
Segundo trimestre de 2024: o Congresso indicará a anfitriã ou anfitriãs da Copa do Mundo Feminina de 2027.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.