Topo

Diretor do Tottenham é condenado pela Fifa e suspenso por 30 meses

Fabio Paratici, diretor esportivo do Tottenham e ex-dirigente da Juventus. - DAVID KLEIN/REUTERS
Fabio Paratici, diretor esportivo do Tottenham e ex-dirigente da Juventus. Imagem: DAVID KLEIN/REUTERS

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

29/03/2023 09h44

O Tottenham ganhou um desfalque nesta quarta-feira, só que longe dos gramados. O diretor esportivo do clube, Fabio Paratici, terá que se afastar do cargo por conta de uma condenação de fraude contábil na sua antiga equipe, a Juventus.

O time italiano sofreu uma punição e teve 15 pontos retirados no campeonato nacional em janeiro, após investigações apontarem irregularidades em contratos de jogadores. Na época, Paratici e outros dirigentes da Juventus também foram julgados e impedidos de atuarem no futebol local por 30 meses.

Em informação divulgada inicialmente pelo jornal The Guardian, a Fifa ampliou essa condenação para uma escala global. Paratici não poderá continuar exercendo sua função no Tottenham, onde estava desde que deixou a Itália.

"A Fifa pode confirmar que, após um pedido da Federação Italiana de Futebol (FIGC), o presidente do comitê disciplinar da Fifa decidiu estender as sanções impostas pela FIGC a vários dirigentes do futebol para que tenham efeito mundial", explicou a entidade em comunicado.

O banimento do diretor esportivo acontece pouco depois de o clube inglês anunciar a demissão do técnico Antonio Conte. Em busca de um novo comandante para a próxima temporada, o Tottenham atualmente ocupa a quarta posição na Premier League, com 49 pontos em 28 partidas.