Topo

Bahia bate o Jacuipense e conquista seu 50º título do Campeonato Baiano

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

02/04/2023 18h07

Neste domingo, o Bahia venceu o Jacuipense por 3 a 0 e conquistou o 50º título do Campeonato Baiano de sua história. Esse também foi o primeiro título do clube na "Era City". Os gols da partida ocorrida na Arena Fonte Nova foram marcados por Everaldo, Cauly e Jacaré. No jogo de ida, as duas equipes haviam empatado em 1 a 1. Dessa forma, o placar agregado da final foi 4 a 1.

Maior vencedor da história do Baiano, o Bahia encerrou a primeira fase do Estadual com a melhor campanha da competição, com 21 pontos conquistados em 9 jogos. Nas semifinais, o Tricolor de Aço enfrentou o Itabuna. No jogo de ida, a equipe comanda por Renato Paiva saiu derrotada por 1 a 0, mas, na volta, goleou o adversário por 4 a 1 e avançou à grande final, contra o Jacuipense.

O Jacuipense, por sua vez, foi o segundo colocado na primeira fase, com 17 pontos. Nas semifinais, enfrentou o Juazeirense e venceu as duas partidas - a primeira por 1 a 0 e a segunda, por 3 a 0 - avançando à sua segunda final consecutiva.

O Bahia só volta a campo no dia 12 de abril, quando enfrenta o Volta Redonda, pela Terceira Fase da Copa do Brasil. Do outro lado, o Jacuipense tem estreia na Série D do Campeonato Brasileiro marcada para o dia 6 de maio, contra o ASA de Arapiraca. Ambas as partidas ainda não têm horário definido.

O Jogo

Aos 22 minutos, Cauly recebeu dentro da área, mandando uma bomba, para defesa de Jean. A bola ainda bateu na trave. Logo depois, aos 26, o Jacuipense respondeu. Welder cruzou rasteiro e, se não fosse a intercepção de Marcos Felipe, goleiro do Bahia, a bola sobraria para Amaral, que estava livre na pequena área.

Aos 29, em boa trama do Bahia, Biel cruzou para Jacaré, que chutou forte. A bola passou perto do gol, mas foi para fora.

Já na segunda etapa, aos cinco minutos, Everaldo driblou a zaga e invadiu a área. Na hora de finalizar, entretanto, ele pegou muito embaixo na bola e ela foi para fora.

Aos 21 minutos, Chávez cruzou para Everaldo que, na pequena área, só empurrou para o gol, para abrir o placar na Arena Fonte Nova. Logo depois, o Bahia ampliou a vantagem com Cauly, que tabelou com Everaldo e mandou uma bomba de fora da área, marcando o segundo da equipe.

Já nos acréscimos, Biel foi derrubado na área e o juiz assinalou pênalti. Na cobrança, Jacaré chutou forte no canto esquerdo de Jean e deu números finais à partida, confirmando a conquista do título Baiano.