Topo

Aleksander Ceferin é reeleito presidente da Uefa e irá para o seu terceiro mandato

Aleksander Ceferin, presidente da Uefa. - DANIEL ROLAND/AFP
Aleksander Ceferin, presidente da Uefa. Imagem: DANIEL ROLAND/AFP

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

05/04/2023 09h05

Durante o 47º Congresso da Uefa, realizado em Lisboa nesta quarta-feira (05), o atual presidente da confederação, Aleksander Ceferin, foi reeleito para o cargo. O esloveno era candidato único e continuará no comando até 2027.

"Quero agradecer muito, do fundo do coração, significa muito para mim. É um grande momento, mas também uma grande responsabilidade, pelo futebol. Prometo fazer o meu melhor para não vos desapontar", gratificou Ceferin em seu discurso.

Durante seu último mandato, o dirigente de 55 anos foi um dos responsáveis por lidar com grandes acontecimentos do futebol europeu, como a paralização das partidas durante a pandemia da Covid-19 e os conflitos políticos envolvendo Rússia e Ucrânia.

Ceferin também ficou marcado por ser um dos principais opositores à criação da Superliga, torneio idealizado por grandes clubes europeus e alternativa às competições da Fifa e da Uefa. Em 2021, o presidente classificou o campeonato como fruto do egoísmo e narcisismo dos seus defensores.

Além da manutenção do esloveno na presidência, o húngaro Sándor Csányi e a inglesa Debbie Hewitt foram eleitos vice-presidentes da Fifa pelos próximos quatro anos. Já o português Fernando Gomes e o alemão Bernd Neuendorf integrarão o conselho da entidade máxima do futebol.