Topo

Técnico do Ituano comemora melhor estreia na Série B: "Dá muita confiança"

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

17/04/2023 13h03

O Ituano está disputando pela sexta vez o Campeonato Brasileiro Série B. Jogando no estádio Novelli Júnior, recebeu o Ceará na noite de sexta para um público de 1.151 torcedores do Galo de Itu. Com um gol em cada tempo, venceu o alvinegro cearense por 2 a 0.

Quirino desviou de cabeça o cruzamento de Rafael Carvalheira aos 38 da primeira etapa. E no sétimo minuto dos acréscimos finais, Thiaguinho lançou Bruno Xavier que na velocidade, ganhou do marcador e na saída do goleiro, bateu cruzado para fechar o placar.

"Enfrentamos um adversário que é candidato ao acesso. O Ceará tem uma excelente equipe com valores qualificados. Sabia que ia ser um jogo extremamente difícil pela qualidade do adversário. E que seria um jogo de poucas oportunidades e realmente foi. Não foi um grande jogo que é a característica da Série B. Iniciar vencendo dá muita confiança para a equipe. Estou muito feliz pelo resultado. Fizemos um jogo inteligente. Não estamos preocupados em jogar bonito neste momento porque também a equipe ainda está em formação" lembrou o técnico Gilmar Dal Pozzo.

A vitória marcou a melhor estreia do Ituano na Série B. Em 2004 e no ano passado, o Ituano estreou com empates. Em 2005 e 2007 estreou com derrotas. Em 2007 para o próprio Ceará por 3 a 2. A única vitória até então tinha sido em 2006 contra o América em Natal, por 2 a 1. Portanto, esta vitória por 2 a 0 é a maior do Ituano em estreias na competição.

Antes do início da partida de estreia na Série B, o Ituano perdeu o goleiro Jeferson Paulinho no aquecimento. Deivity que chegou no início do ano e que ainda não havia jogado fez sua estreia.

"Falo para os atletas que eles devem estar sempre preparados. A oportunidade não avisa. Foi o que aconteceu hoje com o Jeferson e o Deivity entrou e foi bem. Este grupo está preparado. Contra o São Paulo coloquei o Aluísio e o Alejandro porque estão treinando bem. Era um jogo difícil e coloquei eles sem medo. Numa temporada longa com 38 rodadas preciso de todos" contou Gilmar que ainda promoveu outras estreias no segundo tempo da partida.

Como previsto, foi um jogo de poucas oportunidades. Foram dois lances ofensivos do Ituano no início com Paulo Victor e Rafael Carvalheira. O primeiro gol só saiu de bola parada aos 38 minutos. Rafael Carvalheira cobrou falta pela direita e Quirino dividiu com o zagueiro para desviar a abrir o placar.

"Mérito do Rafael que treina muito este tipo de jogada e tem boa bola parada" elogiou Quirino que fez seu terceiro gol. No segundo tempo, estrearam Marhã, Thiaguinho e Bruno Xavier. Perigoso, o Ceará quase empatou aos 34. O estreante Deivity foi muito bem colocando a bola para escanteio em chute de Danilo. No 7º minuto de acréscimo, Thiaguinho fez um lançamento para Bruno Xavier que ganhou do marcador na velocidade e na saída do goleiro bateu cruzado para fechar o placar em 2×0.

Foi uma noite feliz de estreias. O Ituano estreou na Série B com sua melhor vitória. O goleiro Deivity estreou garantindo o zero no placar. E a dupla que veio do Água Santa construindo o segundo gol da vitória.

"É gratificante estrear dessa forma. Só tenho a agradecer a Deus, por tudo que eu passei no Paulistão. Na final do Paulistão eu acabei acertando a bola na trave, eu me cobro muito. Estava esse gostinho de fazer um gol. Só tinha dado assistência. Sempre falei à minha esposa: vai sair na hora que eu mais precisar e no tempo de Deus. Ofereci o gol ao meu filho. Minha esposa está com seis meses de gravidez" disse Bruno Xavier.

O momento é de alegria neste início de Série B, mas Dal Pozzo lembra que não pode ter euforia.

"Há pouco mais de um mês atrás estávamos com a corda no pescoço. Fomos para o Amazonas fazer um jogo pela Copa do Brasil com muitas incertezas. Nos classificamos e depois vencemos o Santos e tivemos esta sequência positiva. Estamos avançando centímetro por centímetro. Não vamos nos empolgar. Não somos candidatos ao acesso. O Ituano é um elenco de jogadores operários. Estamos em formação. Hoje ficamos abaixo porque estrearam três jogadores. Sem ritmo de jogo. Talvez na 12ª rodada poderei falar algo diferente. Até lá vai oscilar um pouco. O que posso dizer neste momento é que mentalmente este grupo é muito forte. Porque o seu técnico é assim. E eles compraram nossa ideia" afirmou Gilmar Dal Pozzo.