Topo

São Paulo

Calleri se despede de Ceni: 'Especial ter convivido com você'

Calleri, do São Paulo, se despede de Rogério Ceni nas redes sociais - Reprodução/Instagram
Calleri, do São Paulo, se despede de Rogério Ceni nas redes sociais Imagem: Reprodução/Instagram

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

19/04/2023 16h55

O atacante do São Paulo, Jonathan Calleri, foi o primeiro a se pronunciar após a demissão do técnico Rogério Ceni. O treinador se reuniu com a diretoria tricolor nesta quarta-feira, após a vitória sobre o Puerto Cabello, por 2 a 0, pela Sul-Americana, o que determinou o fim desta passagem.

Em suas redes sociais, Calleri agradeceu a oportunidade de trabalhar com Rogério e afirmou que o tempo de convivência com o comandante foi "especial". O argentino ainda disse que levará para sempre "o profissionalismo e competitividade" de Ceni.

"Rogério! Gostaria de te agradecer por esse tempo que passamos juntos. A oportunidade de ter convivido com você foi bem especial. Seu profissionalismo e competitividade são coisas que levarei para sempre comigo. Você foi e sempre será São Paulo. Muito obrigado, de coração", escreveu o jogador nos stories de seu Instagram.

Outro atleta que se manifestou foi o uruguaio Michel Araújo, recém-chegado ao São Paulo. Ele, que foi titular nas últimas quatro partidas do time agradeceu pela confiança de Ceni e desejou boa sorte na sequência da carreira.

"Obrigado pela confiança em um momento difícil da minha carreira, professor. Boa sorte na sua nova caminhada, com certeza voltaremos a trabalhar juntos. Obrigado por tudo", disse.

Por fim, o volante Rodrigo Nestor foi mais a um a se despedir do ídolo: "Professor, foi um prazer trabalhar com você. Que Deus possa iluminar seu caminho".

Michel Araujo - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Michel Araujo, do São Paulo, se despede de Rogério Ceni nas redes sociais
Imagem: Reprodução/Instagram

A queda de Ceni

Rogério Ceni não resistiu à forte pressão dos últimos dias. Questionamentos mais fortes sobre seu trabalho começaram a surgir após a eliminação nas quartas de final do Campeonato Paulista, contra o Água Santa. Após três semanas de intertemporada, a vitória sobre o Tigre, na Argentina, pela estreia na Copa Sul-Americana, trouxe uma trégua, mas o time voltou a oscilar.

Na última semana, em sua estreia na Copa do Brasil, o São Paulo não saiu do 0 a 0 com o Ituano, tendo um desempenho aquém das expectativas. Dias depois, teve de amargar um resultado ainda pior: derrota por 2 a 1 para o Botafogo, na estreia do Campeonato Brasileiro.

Contra a Academia Puerto Cabello, da Venezuela, o São Paulo sofreu para ir às redes, conseguindo marcar o primeiro gol da vitória por 2 a 0 já na reta final, mais precisamente aos 41 minutos do segundo tempo. Os jogadores ainda fizeram questão de mostrar que estavam ao lado de Rogério Ceni, mas, nem mesmo o respaldo de grande parte do elenco evitou a queda do treinador.

Contratado em outubro de 2021 para substituir Crespo e livrar o time do risco de rebaixamento, Rogério Ceni acumulou bons momentos à frente do São Paulo na temporada passada. Ele conseguiu levar o clube às finais do Campeonato Paulista e Copa Sul-Americana, mas foi derrotado em ambas as oportunidades. O Tricolor também chegou longe na Copa do Brasil, caindo na semifinal para o Flamengo, que viria a ser campeão do torneio.

Rogério Ceni encerra sua segunda passagem como técnico do São Paulo com 106 jogos, 49 vitórias, 28 empates e 29 derrotas - aproveitamento de 55%. Houve também um triunfo no clássico contra o Santos, que contou com seu auxiliar, Charles Hembert, na beira do campo, já que cumpria suspensão.

Somando as duas passagens como treinador no São Paulo, Rogério Ceni soma 142 jogos, sendo 63 vitórias, 41 empates e 39 derrotas - aproveitamento de 53,9%.

São Paulo