Investigação ampla do Corinthians sobre Cuca determinou contratação
O treinador Cuca foi apresentado oficialmente nesta sexta-feira pelo Corinthians. O presidente Duilio Monteiro Alves falou como foi o processo da contratação do treinador, condenado por estupro em 1989, em Berna, na Suíça.
O que aconteceu
Segundo o mandatário, o clube fez ampla investigação, consultando os departamentos jurídico e de compliance antes de fechar com o treinador. A diretoria alega que a vítima, Sandra Pfäffli, não reconheceu Cuca como seu agressor.
Duilio também disse que o Corinthians seguirá lutando por causas sociais, como fez em toda sua história. Mas também passará a lutar contra as injustiças, especialmente em relação ao cancelamento na internet. Exemplos como o de Robson Bambu, acusado de estupro, e Rafael Ramos, de racismo, foram usados, já que ambos acabaram inocentados.
O presidente alvinegro confessou que o departamento de futebol feminino ficou assustado quando o nome de Cuca foi anunciado. Mas, após conversar com Cris Gambaré, diretora, e Arthur Elias, treinador, eles entenderam o caso e não contestaram a decisão.
Muitos torcedores do Corinthians na internet, especialmente mulheres, se manifestaram fortemente contra a chegada de Cuca. Algumas torcidas organizadas, como Camisa 12, Estopim e Pavilhão 9, publicaram notas de repúdio. A Gaviões da Fiel não se manifestou.
Nesta sexta, os muros do Parque São Jorge amanheceram pichados, com dizeres contrários à chegada de Cuca. Além disso, um grupo de corintianas protestou na frente do CT Dr. Joaquim Grava no período da tarde.
Primeira vez no Corinthians
Essa é a primeira vez que Cuca dirige o Corinthians. Ao longo de sua carreira, o treinador de 59 anos já dirigiu clubes como São Paulo, Palmeiras, Botafogo, Atlético-MG, Grêmio, Flamengo, Fluminense, Cruzeiro e Santos.
Cuca já conquistou uma Copa Libertadores (2013), dois Campeonatos Brasileiros (2016 e 2021), uma Copa do Brasil (2021), quatro Campeonatos Mineiros (2011, 2012, 2013 e 2021) e um Campeonato Carioca (2009).
A estreia de Cuca será no próximo domingo, contra o Goiás, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. A bola rola às 19 horas (de Brasília), no Estádio da Serrinha.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.