Topo

Corinthians

Cuca detalha conversas com Corinthians e primeiro contato com jogadores

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

21/04/2023 18h13

Em sua coletiva de apresentação, o técnico Cuca detalhou como foram as conversas com a diretoria alvinegra antes de assinar contrato com o Corinthians. Além disso, o treinador falou sobre o primeiro contato com jogadores no treino desta sexta-feira (21).

"Eu estou com o tornozelo ruim, e estava lá na fisioterapia, junto com a minha mãe. Tocou o telefone e era Duílio, que queria falar comigo, ele já tinha falado com o Alessandro. Corri para casa, falei para minha mulher que o Corinthians estava me ligando e vim para cá hoje, saí cinco, cinco e meia de lá. Já tive uma conversa boa com o presidente, com o vice, e agora estou tendo esse primeiro contato com vocês. Foi tudo muito rápido, tive uma conversa boa com Lázaro também, que vai ser o meu auxiliar. Aprendi que às vezes levei grandes comissões para os times, mas lá já tinham pessoas tão boas quanto as que estavam comigo. E é o caso aqui. Viemos eu, o Daniel e o Cuquinha fazer parte dessa família", comentou o técnico.

Em relação ao seu contrato, Cuca deixou claro que não tem multa estipulada e que não se "prende a dinheiro". "Meu contrato vai até dezembro, não tem multa, nada. Não me prendo a dinheiro, venho pelo prazer e desafio que é dirigir o Corinthians. Tenho vontade de dar certo aqui e fazer o time jogar. O descanso da gente é ganhar jogo, estou a par de tudo que está conhecendo e tenho bom conhecimento de elenco", continuou.

"O primeiro contato foi aqui mesmo, antes do treinamento. Temos que ter o mesmo pensamento, as mesmas alegrias, compartilhar tudo, é uma família. Não é só mais um jogo do Corinthians contra o Internacional, é a família Corinthians contra o adversário. Os caras chegam aqui uma, duas horas antes do treino. Temos que ter os mesmos sentimentos e a mesma vontade de vencer", complementou.

Muitos torcedores do Corinthians na internet, especialmente mulheres, se manifestaram fortemente contra a chegada de Cuca. Algumas torcidas organizadas, como Camisa 12, Estopim e Pavilhão 9, publicaram notas de repúdio. A Gaviões da Fiel não se manifestou.

Nesta sexta, os muros do Parque São Jorge amanheceram pichados, com dizeres contrários à chegada de Cuca. Além disso, um grupo de corintianas protestaram na frente do CT Dr. Joaquim Grava no período da tarde.

Essa é a primeira vez que Cuca dirige o Corinthians. Ao longo de sua carreira, o treinador de 59 anos já dirigiu clubes como São Paulo, Palmeiras, Botafogo, Atlético-MG, Grêmio, Flamengo, Fluminense, Cruzeiro e Santos.

Em sua carreira, Cuca já conquistou uma Copa Libertadores (2013), dois Campeonatos Brasileiros (2016 e 2021), uma Copa do Brasil (2021), quatro Campeonatos Mineiros (2011, 2012, 2013 e 2021) e um Campeonato Carioca (2009).

A estreia de Cuca será no próximo domingo (23), contra o Goiás, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. A bola rola às 19 horas (de Brasília), no Estádio da Serrinha.

O que mais disse Cuca sobre vinda para o Corinthians

Vontade de trabalhar

"Não é maior do que a minha vontade de estar aqui. Se tivesse me dado o que fosse por mês eu vinha, porque eu sinto que aqui posso desenvolver o meu trabalho, que a condição é boa, que era o único grande de São Paulo que eu não tinha trabalhado, tinha uma vontade enorme de estar aqui, e estou. Vou dar o meu máximo para poder fazer esse time jogar".

Estilo de jogo

"Eu me adapto bem a sistemas, eu tenho um jeito de jogar, mas tem que respeitar muito as características dos jogadores. Não vamos ter muito tempo para treinar, mas as vezes o melhor treino é o diálogo. Entender o que o jogador gosta. Sempre gostei de um futebol ofensivo, mas equilibrado também, com os devidos cuidados atrás. O Corinthiasn tem muita força da arquibancada, que faz a diferença e temos que tirar proveito disso, e fora de casa melhorar, já tem um tempo que o Corinthians não vem fazendo boas campanhas fora de casa".

Jogadores com quem já trabalhou

"O Fabio Santos subiu com a gente no São Paulo. Trabalhei com o Gil no Cruzeiro em 2010. O Róger Guedes a gente buscou do Criciuma em 2016 e o Yuri Alberto tava lá no Santos e acabou indo para o Inter. São quatro jogadores que já me conhecem, que com certeza já passaram para os demais como eu sou, e isso é ótimo, que os jogadores já saibam. É um vantagem que a gente tem. Vai dar para fazer um trabalho bom, se Deus quiser".

Fernando Lázaro

"Falei com o Alessandro e fiz questão que ele permanecesse. Primeiro para tirar as informações necessárias de todo o conhecimento que ele tem e tirar proveito da sabedoria que ele tem. Da mesma forma ele poder amadurecer, ter um conehcimnto maior para mais tarde voltar mais firme para essa profissiçao nossa qé muito difícil e delicada".

Ida para Londres

"Eu estava com uma passagem comprada para Londres agora, segunda-feira, eu e a Regiane, com hotel pago. Perdi tudo. Eu ia assistir na terça, já com ingresso comprado, o city com arsenal, na quarta ia assistir o chelsea, na quinta também, no sábado ia ver um, domingo outro, e ia terminar vendo mais um jogo do tottenham. Eu ia viajar, aproveitar um pouco essa parada e ver uns treinos, quem sabe fazer um intercambio. Tenho visto todos esse jogos, do Corinthians, do flamengo, do santos. Eu estou atualizado, por dentro. Falo que somos igual barraquinha de feira, sai de uma, vai trabalhar em outra, mas o trabalho é o mesmo".

Corinthians